03 de Outubro de 2019
Projeto de economia de água no São Vicente disputa prêmio "Ação pela água"
A
rede de Supermercados São Vicente é finalista do 7º Prêmio pela Água realizado
pelo Consórcio PCJ. A empresa disputa a premiação com um projeto piloto
realizado na loja da cidade de Itu, interior do estado de São Paulo, com
objetivo de analisar o consumo de água visando identificar as oportunidades e
melhorias, além de dar a oportunidade de monitorar os resultados de soluções
para a preservação da água na operação de um supermercado. O estudo foi
realizado pela equipe Ecosuporte.
O
São Vicente realizou o estudo por meio da tecnologia Toyota Business Practices,
que foi desenvolvido dentro do projeto Ambientação 2019, da Fundação Toyota.
Para
o setor supermercadista, assim como para diversos outros setores da economia, a
água é um recurso indispensável seja nas áreas de preparo e higienização, seja
no uso de colaboradores ou clientes.
No
estudo de caso na loja São Vicente em Itu, o método consistiu em analisar o
consumo da diferença entre o consumo dos últimos 12 meses e a situação ideal
com uma redução de 20% conforme meta definida durante a crise hídrica de 2014.
"Com
sistemas individualizados de medição, o estudo comparou o consumo entre os
meses, semanas, dias e horários, além dos colaboradores de cada turno e o ponto
de consumo como torneiras, e assim saber os setores com mais gasto de água.A
partir dessa situação, a análise dos dados permitiu entender a relação entre
tempo e consumo nos dias da semana. E assim, o resultado apareceu em um pico de
consumo no setor de padarias, às segundas-feiras", disse o responsável
pelo estudo, Thiago Pietrobon.
Sabendo
do setor, a equipe conseguiu estratificar qual a torneira e qual o momento que
existia maior consumo de água. E assim chegou-se à conclusão de uma vazão maior
desta torneira no setor, além do maior consumo de água no momento do enxague na
operação de lavagem de utensílios.
E
assim alguns métodos para evitar o desperdício foram adotados como o ajuste da
vazão por meio de arejadores, ampliação da conscientização para o consumo
racional da água na HORA D, momento da reunião do gerente da loja com a equipe,
e também comunicação visual por meio de adesivos lembrando a importância do
consumo racional e a padronização dos procedimentos de limpeza de utensílios e
equipamentos.
Os
resultados alcançados mostraram redução de 30.5% do consumo no ponto de ocorrência
na torneira identificada como maior problema da loja, já nas duas primeiras
semanas após aplicação das contra medidas. Enquanto que o resultado geral da
loja alcançou a redução de 21.6% no mesmo período.