03 de Outubro de 2019

Projeto de economia de água no São Vicente disputa prêmio "Ação pela água"

A rede de Supermercados São Vicente é finalista do 7º Prêmio pela Água realizado pelo Consórcio PCJ. A empresa disputa a premiação com um projeto piloto realizado na loja da cidade de Itu, interior do estado de São Paulo, com objetivo de analisar o consumo de água visando identificar as oportunidades e melhorias, além de dar a oportunidade de monitorar os resultados de soluções para a preservação da água na operação de um supermercado. O estudo foi realizado pela equipe Ecosuporte.

O São Vicente realizou o estudo por meio da tecnologia Toyota Business Practices, que foi desenvolvido dentro do projeto Ambientação 2019, da Fundação Toyota.

Para o setor supermercadista, assim como para diversos outros setores da economia, a água é um recurso indispensável seja nas áreas de preparo e higienização, seja no uso de colaboradores ou clientes.

No estudo de caso na loja São Vicente em Itu, o método consistiu em analisar o consumo da diferença entre o consumo dos últimos 12 meses e a situação ideal com uma redução de 20% conforme meta definida durante a crise hídrica de 2014.

"Com sistemas individualizados de medição, o estudo comparou o consumo entre os meses, semanas, dias e horários, além dos colaboradores de cada turno e o ponto de consumo como torneiras, e assim saber os setores com mais gasto de água.A partir dessa situação, a análise dos dados permitiu entender a relação entre tempo e consumo nos dias da semana. E assim, o resultado apareceu em um pico de consumo no setor de padarias, às segundas-feiras", disse o responsável pelo estudo, Thiago Pietrobon.

Sabendo do setor, a equipe conseguiu estratificar qual a torneira e qual o momento que existia maior consumo de água. E assim chegou-se à conclusão de uma vazão maior desta torneira no setor, além do maior consumo de água no momento do enxague na operação de lavagem de utensílios.

E assim alguns métodos para evitar o desperdício foram adotados como o ajuste da vazão por meio de arejadores, ampliação da conscientização para o consumo racional da água na HORA D, momento da reunião do gerente da loja com a equipe, e também comunicação visual por meio de adesivos lembrando a importância do consumo racional e a padronização dos procedimentos de limpeza de utensílios e equipamentos.

Os resultados alcançados mostraram redução de 30.5% do consumo no ponto de ocorrência na torneira identificada como maior problema da loja, já nas duas primeiras semanas após aplicação das contra medidas. Enquanto que o resultado geral da loja alcançou a redução de 21.6% no mesmo período.

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