08 de Junho de 2020
Flor de Liz Residence divulga nota de esclarecimento à população
O lar Flor de Liz Residence que registrou três
óbitos em razão da Covid-19 divulgou na tarde desta segunda (08/06), uma nota
de esclarecimento à população. Apesar de medidas rigorosas de segurança adotadas
desde o início de março, ao menos dez hóspedes e colaboradores testaram
positivo para o vírus.
"Permanecemos, constantemente redobrando os
cuidados e em quarentena com os 23 hóspedes. Neste momento, não temos idosos e
funcionários com sintomas ou sinais na doença, e uma idosa que se encontra no
final da quarentena, se sente bem e está estável", ressaltou a nota.
Confira na íntegra o esclarecimento:
"O Flor de Liz Residence vem a público
esclarecer sobre as medidas que vem sendo tomadas para evitar ao máximo o
contágio do novo coronavírus entre seus hóspedes e colaboradores, e se pronunciar
diante dos últimos acontecimentos. Antes de mais nada, é importante ressaltar
que toda a equipe lamenta com profundo pesar os casos que levaram à óbito, bem
como àqueles acometidos pela doença.
Desde o início de março, quando os meios de comunicação
alertaram sobre a chegada do vírus em nosso país, a equipe do Flor de Liz
Residence não mediu esforços para impedir a entrada do vírus na casa. Logo no
início de março, todos os funcionários fizeram um treinamento interno de
orientação e, de acordo com as recomendações da a OMS (Organização Mundial da
Saúde), adotaram medidas de prevenção, as quais foram compartilhadas com os
hóspedes, familiares, amigos e funcionários no dia 13 do mesmo mês.
Mais um treinamento foi realizado internamente no
dia 7 de abril para reforçar o uso dos EPIs (máscara, luvas, óculos de proteção
e touca) e a importância da troca e da higienização, afinal ainda se trata de
algo desconhecido para a medicina, cujo controle se torna desafiador. A atenção
aos sinais vitais já era um procedimento comum na casa, que aumentou a
frequência após a chegada no novo vírus. Diante desse cuidado, não houve
nenhuma alteração dos sinais vitais do público interno da casa, bem como
surgimento dos sintomas do Covid-19 durante os primeiros três meses da
circulação do vírus em Americana.
Como já é de conhecimento, entre os dias 9 de maio e
4 de junho, infelizmente, hóspedes e colaboradores foram acometidos pela
doença. No último mês, portanto, todo o trabalho foi redobrado: testes rápidos
em todos os funcionários e idosos; envio de relatório diário para os familiares
e contato diário com a Vigilância Epidemiológica.
Viemos à público pedir desculpas por não conseguir
evitar o "inimigo invisível", apesar de todos os esforços, e para agradecer o
trabalho e o empenho de nossos profissionais que, apesar de toda a incerteza
que esse vírus causa, se vestem de camadas de EPIs e de coragem, mantendo o
isolamento de seus familiares para dar continuidade ao tratamento humanizado
que tanto é prezado no Flor de Liz Residence. Aos familiares de hóspedes, os
nossos mais sinceros sentimentos.
Permanecemos, constantemente, redobrando os cuidados
e em quarentena com os 23 hóspedes. Neste momento, não temos idosos e
funcionários com sintomas ou sinais na doença, e uma idosa que se encontra no
final da quarentena, se sente bem e está estável. Agradecemos as visitas
médicas que nos incentivaram e elogiaram a conduta preventiva da equipe
interna, em especial ao Dr. Arnaldo Gouveia Junior, Infectologista e membro do
COMITÊ DE GESTÃO CRISE DE AMERICANA, que também fez uma visita ao Flor de Liz
Residence e validou as práticas implementadas; e ao Dr. Gustavo Quinteiro,
Superintendente da Unimed Americana Santa Barbara d'Oeste, que tem acompanhado
a nossa rotina de trabalho. E por fim, agradecemos aos amigos e voluntários que
colaboram através de orações e mensagens de incentivo, e a Deus por sempre ao
nosso lado."