Foi o projeto mais especial dos seus 10 anos de carreira e valeu a pena. Romântico e aconchegante, o espaço prima pela delicadeza e pelos simbolismos que carrega.
Yasmin, o nome da filha, significa flor delicada e foi a inspiração para a mamãe arquiteta. Daí brotaram os detalhes que transformaram o espaço exatamente naquilo que Aline queria. ?Desde o início idealizei um projeto real, sem exageros.
Não quis um tema pronto, mas sim algo que trouxesse paz, acolhimento e aconchego, características fundamentais num quarto de bebê?, relata.
Paz e flores
O branco símbolo da paz está por todos os lados. A começar pela moldura de gesso no alto das paredes, passando pela porta dos armários, pela cômoda e bancada. Sem contar, claro, o berço.
Também pode ser visto nos detalhes, como na cúpula do abajur de acrílico e na persiana romana, que filtra a luminosidade externa e reforça o aconchego que todo recém-nascido inspira e merece.
Pequenas flores fazem jus ao nome Yasmin e pincelam de delicadeza o enxoval do berço e da bicama, num composê de poá e xadrez. Num tom bem próximo ao rosa envelhecido, elas se mesclam a arabescos e impõem mais uma característica ao ambiente: o romantismo.
Ao optar também por dar um clima romântico ao quarto da filha, a mamãe arquiteta fugiu do óbvio e evitou o rosa nas paredes. A opção foi por um tom castanho off-white.
?…Não quis um tema pronto, mas sim algo que trouxesse paz, acolhimento e aconchego…?
Com as paredes neutras, o rosa pode reinar nos detalhes, mas sem exagero.
A cor que tanto simboliza o sexo feminino aparece numa variação de tons no cordão de borboletas e flores enfeitando a persiana. O rosa envelhecido e as pequenas flores presentes na estampa do enxoval se repetem ainda nas mandalas feitas sob encomenda para a parede onde está o berço.
Adornadas com pequenas pérolas, elas ganham um significado especial ao abrigarem objetos do bebê: bem ao centro das mandalas, estão um par de sapatinhos de lã e uma faixa de cabelo coberta de florzinhas. Todos brancos.
Família
O simbolismo também está presente nos objetos que enfeitam as prateleiras sobre a bancada. São duas bonequinhas – uma delas num movimento de pérolas, elas ganham um significado especial ao abrigarem objetos do bebê: bem ao centro das mandalas, estão um par de sapatinhos de lã e uma faixa de cabelo coberta de florzinhas. Todos brancos.
Borboletas
O arabesco do enxoval serviu de inspiração também para o adesivo na parede sob a bancada. Novamente o rosa, desta vez num tom mais forte, e borboletas. Elas simbolizam felicidade e por isso estão tão presentes no quarto.
Ao desenhar o adesivo, Aline quis passar a impressão de que as borboletas capoeira, uma paixão da mãe – e três pequenos objetos simbolizando a sorte ? presentes da avó, adquiridos durante viagem à China.
O clima familiar também está na árvore genealógica destacando a ascendência árabe e italiana da pequena Yasmin e nos porta-retratos espalhados pelo ambiente.
O teclado que a arquiteta ganhou do paiquando criança completa a decoração, colocado estrategicamente numa prateleira corrediça sob a bancada.
É mais um elemento ligado à família, personalizando o ambiente e reforçando os laços entre mãe e filha.