Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Verso Vivo – Concurso de Declamação de Poesia de Santa Bárbara D’Oeste. O objetivo do concurso é estimular os alunos a pesquisarem, a conhecerem os autores da língua portuguesa e até da própria escola.
“O foco é a poesia em si, o contato com a obra literária, fazer com que os estudantes adquiram o hábito de ler e descubram o gosto por algum gênero literário”, afirma o coordenador geral do evento, Almir Pugina.
Podem participar estudantes da rede pública ou particular de Santa Bárbara D’Oeste. As poesias devem ser de autores da língua portuguesa ou de composições próprias.
E para incrementar a participação das escolas neste ano, foi lançado um projeto de revitalização do Verso Vivo pelos atores do Grupo de Teatro Travessia, Jotapê Antunes e Driale Feliciano. O projeto consiste em fornecer monitores, formados em Artes Cênicas, para ficar nas escolas descobrindo alunos que possam participar do concurso e orientar o declamador e a equipe com técnicas para a apresentação.
A sugestão foi feita após constatar que as escolas estavam deixando de participar do evento. “As escolas de ensino médio sempre foram as principais responsáveis pelo sucesso do Verso Vivo, mas elas foram deixando de participar, acredito que por mudanças na própria educação”, conta o coordenador. “A meta era que dez escolas recebessem os monitores, mas metade delas alegou que tinham os próprios projetos e não poderiam abraçar mais projetos”, explica Pugina.
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de outubro. Para participar, deve-se solicitar o regulamento e a ficha de inscrição pelo e-mail [email protected] ou retirá-los na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua João XXIII, 61, Centro.
A apresentação dos participantes acontece no dia 31 de outubro, para as escolas de Ensino Médio, e no dia 1º de novembro, para os alunos do quinto ano. Informações pelo telefone (19) 3464-9424.