A partir de amanhã, Santa Bárbara d’Oeste vai se transformar na capital brasileira da contação de histórias. Durante todo o final de semana, a Cia. De Teatro XeqMat, em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade, realiza a quinta edição do Enchist (Encontro Nacional de Contadores de Histórias de Santa Bárbara d’Oeste) e vai receber cerca de 300 contadores de histórias de todo o território nacional.
De acordo com o ator Amauri de Oliveira, co-fundador da companhia de teatro e um dos organizadores do evento, a expectativa para o encontro é alta. “Teremos uma programação recheada, com espetáculos de teatro, oficinas e muita contação de histórias. Vão participar contadores de 65 cidades de todo o Brasil, representando ao todo 11 Estados”, explicou. A organização espera reunir, durante os três dias de evento, cerca de 10 mil pessoas.
Para o organizador, reunir tantos profissionais é uma vitória. “Isso traz muita experiência para todos, afinal, cada um tem sua própria cultura e sua forma de contar histórias”. Mas nem sempre foi assim. “No primeiro encontro que fizemos, foi complicado reunir os contadores. Hoje, o Enchist já faz tanto sucesso que temos que falar não para muitos artistas, pois as vagas acabam rápido”.
QUERIDINHA
Santa Bárbara d’Oeste já é reconhecida em todo o País como uma das principais cidades a receber encontros de contação de histórias. “Nosso evento já é um dos mais conhecidos e queridos pelos profissionais”, ressaltou Oliveira.
Um diferencial, segundo ele, é a participação ativa dos artistas. “Eles vêm para cá e realmente participam, contando histórias. Não são apenas expectadores”.
A abertura do evento está programada para amanhã, às 20h, no Teatro Manoel Lyra com a apresentação do espetáculo “A Fabulosa Viagem de Kika e Lola em Busca da Irmã Perdida ou Cadê Kika?”, do Grupo Caixa de Histórias, de São José dos Campos.
No sábado, a população poderá aproveitar atrações em vários pontos da cidade, como Biblioteca Central, Praça Central, Museu da Imigração, Terminal Rodoviário e Praça Rossi Armênio, tudo de graça.
No domingo, último dia do evento, haverá contações de histórias e intervenções na Casa Encantada, Estação Cultural e Parque dos Ipês, que recebe o encerramento oficial do Enchist com o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho”, adaptação de Cícero Edno, com os músicos Sandro Livahck e Sérgio Kina, de Nova Odessa. A programação completa está no site oficial http://www.enchist.com.br.
INÍCIO
O primeiro Encontro Nacional de Contadores de Histórias de Santa Bárbara d’Oeste aconteceu em 2006. “Nesse ano, a companhia XezMat começou com a contação de história”, disse Oliveira. “Porém, parecia que éramos os únicos a fazer isso. Assim, organizamos um encontro regional, o Encontra Conto, que em 2012 chegou a sua sétima edição”.
Com o sucesso do evento, a própria Secretaria de Cultura da cidade resolveu ajudar a criar um encontro nacional de contadores. “De lá para cá, o Enchist não para de crescer. Ele tem ficado cada vez mais importante para a cidade e para o universo dos contadores de histórias”, finalizou Oliveira.
Fonte: http://portal.tododia.uol.com.br/