Com o objetivo desenvolver estudos voltados para o universo do teatro infantil, a Cia os 4 de teatro, de Santa Bárbara d´Oeste, colocará em cena seu primeiro trabalho, o espetáculo “A Magia do Uirapuru”, que será apresentado nos dias 10 e 11 de novembro, sábado, às 20, e domingo, às 16,, no Fábrica das Artes – Rua Cícero Jones 146 – Vila Rehder, em Americana. Os ingressos custam 10 inteira, R$ 5 estudantes e R$ 7 antecipados.
A Magia do Uirapuru é resultado da pesquisa junto ao mais sincero público: as crianças. “O espetáculo proporciona às crianças, além de diversão, um contato maior com o universo de vocabulários e com a criatividade, fazendo-os embarcar no mundo da imaginação. Essa experiência lúdica traz à tona a reflexão sobre seus valores, sua conduta, seus medos; e também a abertura para aflorar seus sentidos, sentimentos e emoções”, revela Helton Carlos, diretor do espetáculo.
TRANSFORMAÇÃO
De acordo com Helton, a partir da reflexão abre-se infinitos caminhos para uma percepção e transformação interior; e só quando isso acontece é que se percebe e transforma o meio. “O espetáculo, aborda várias questões pertinentes à formação de um bom caráter e traz conflitos que norteiam as nossas escolhas”, complementa o diretor. Através do teatro popular “A Magia do Uirapuru” mescla o ritmo e a harmonia de culturas distintas, ilustrando a busca constante pelo conhecimento, o respeito e a simplicidade.
ENREDO
A peça conta a história de uma menina de uma pequena cidade brasileira, que sempre foi o centro das atenções e cuidados, de modo que tudo gira em torno de seus interesses, tem como destino assumir o patrimônio do pai, um pequeno sítio de alguns tantos metros quadrados de terras. Um dia, quando brincava com seu empregado e melhor amigo, a menina captura e prende um pássaro muito bonito, que a atrai e fascina pelo seu canto e pelas cores vivas e irradiantes, o Uirapuru.
A partir daí, tudo começa a mudar naquele pequeno pedaço de chão, as árvores e as flores murcham e perdem as cores, e um período de maus fluidos e infertilidade toma conta daquele lugar. A menina, mesmo percebendo a situação, tenta em vão, divertir-se, isolada ao momento causado pela prisão do pássaro. Ao perceber o seu desejo egoísta de ter o pássaro somente para si, tenta ignorar a verdade, pois é muito difícil aceitar a realidade. A conquista de sabedoria e amadurecimento da menina é bem ilustrada, fazendo com que a mesma tome uma importante decisão. Entre cores e movimentos, a poética do espetáculo é transformada em ação. Uma incrível e inesquicível história.
Ficha Técnica
Teatro Infantil – A Magia do Uirapuru
Direção e Adaptação: Helton Carlos
Elenco: Jotapê Antunes, Natalia Codo e Fabiana Pantarotto
Cenografia e Adereços: Fabiana Pantarotto e Helton Carlos
Sonoplastia e Iluminação: Helton Carlos
Figurinos: Jotapê Antunes
SERVIÇO:
A Magia do Uirapuru
Teatro Infantil / Livre
10 e 11 de novembro – Sábado 20h e Domingo 16h
Fábrica das Artes – Rua Cícero Jones 146 – Americana
Ingressos 10,00 / 7,00 / 5,00
Informações: 19 – 8838.1990