O espetáculo infantil, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, da Cia Artecularte, baseado na história criada por Júlio Verne, será apresentado no auditório do Centro de Cultura e Lazer, CCL, nesta quarta-feira (31/10), às 15h. A peça faz parte do Circuito Cultural Paulista e tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. A entrada é franca.
“A Volta ao Mundo em 80 Dias” conta com figurinos de época, brinquedos e divertidas sonoridades humanas. Com muita peripécia, cinco atores, formas animadas e diversos bonecos de vários tamanhos e técnicas, a Cia. Artecularte encena uma divertida viagem infantil em volta de um mundo bem peculiar: o da imaginação. A peça usa sucata para compor o cenário e os meios de transporte utilizados pelos personagens.
Na história, um patrão e seu criado, Fogg e Faztudo, formam uma dupla dinâmica e impetuosa para provar que podem dar a volta ao mundo em 80 dias através de vários e imprevisíveis tipos de transporte. Mas eles não estão sozinhos: uma pulga palpiteira pega carona e viaja nas roupas do criado Faztudo. Assim os três passam por desafios, dificuldades e por grandes momentos de diversão, sempre perseguidos pelo infatigável detetive Fix que, com o seu faro fino, desconfia que eles sejam ladrões.
Os adereços surgem de dentro de malas de viagem que se abrem, mostrando pequenos lugares e novos mundos. Algumas se transformam em bancas de jornal dos países visitados, com seus respectivos jornaleiros regionais – alguns humanos: italiano, japonês, americano, inglês – e outros animais – indiano: uma cobra Naja; e um urso Panda – China.
Esses personagens pontuam as divertidas ações e tensões do espetáculo, surgindo inesperadamente em vários momentos com novidades jornalísticas e notícias de última hora. Dirigido por Dario Uzam, o espetáculo é pontuado e regido por divertidas sonoridades corporais e humanas, em musicalidade contagiante composta por Charles Raszl, integrante do Grupo Barbatuques.
Para figurar essa viagem imaginária, a bonequeira da Cia. Artecularte, Surley Valério, criou uma ampla variedade técnica de animação, com tipos diferentes e inusitados de bonecos, mostrando fantoches articulados de corpo inteiro, bonecos de boca, de luvas e dedoches adaptados com pernas, exatamente para mostrar uma diversidade étnica de tipos de bonecos e animais dentro do gênero da animação teatral.
A Cia. Articularte preserva hoje uma coleção de 200 bonecos/marionetes, todos construídos artesanalmente, contando hoje com 10 espetáculos encenados e mantidos em repertório ativo. Desde 1999, já realizou mais de 2 mil espetáculos, com público estimado em 600 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e familiares.
Cronologia de espetáculos
– A Cuca Fofa de Tarsila (1999)
– O Trenzinho Villa-Lobos (2001)
– Portinari Pé de Mulato (2002)
– O Valente Filho da Burra (2004)
– Tietê mais o Riacho do Rabo em Pé (2005)
– O Menino que abria Portas – ERUMA VEZEU – de Luis Alberto de Abreu (2006)
– João Cabeça de Feijão (2008)
– Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom (2009)
– Caldeirão de Histórias (2010)-
– Aventuras de Gulliver (2010)
– Pequeno Polegar Capoeira (2011)
– A Volta ao Mundo em 80 dias (2012)