O Fórum de Desenvolvimento e Cidadania de Americana e a Prefeitura Municipal realizaram na manhã desta quarta-feira (5), no CCL (Centro de Cultura e Lazer), um ciclo de palestras gratuitas sobre as etapas necessárias para a legalização da atividade comercial. A ação marcou o início da Campanha de Combate à Informalidade na cidade e foi acompanhada por dezenas de pessoas.
“A formalização da atividade comercial é de extrema importância, pois ninguém cresce na informalidade. É preciso respaldo dos órgãos competentes e as ações da Campanha têm o objetivo de facilitar as informações e conscientizar a população, principalmente os novos empreendedores”, destacou o porta-voz do Fórum e presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Dimas Zulian.
Sete profissionais com conhecimento nas áreas de alvará de funcionamento e fiscalização, vigilância sanitária, auditoria fiscal, classificação da atividade econômica, meio-ambiente, vigilância sanitária e exigências do Corpo de Bombeiros foram responsáveis pelas palestras. Ao final das explanações o público participou com perguntas aos palestrantes.
“A formalização do negócio não é um bicho de sete cabeças como todo mundo pinta. As palestras deste ciclo deixaram claro aos participantes que legalizar a atividade comercial não é um processo difícil. É vital que todos nos procurem para receber as orientações necessárias”, explicou a fiscal de Obras e posturas e fiscal de atividades na Prefeitura Municipal de Americana, Carla Adriana Romero Pereira, que palestrou sobre fiscalização e alvará.
Campanha de Combate à Informalidade
A realização do ciclo de palestras foi a primeira ação da Campanha e, segundo o porta-voz do Fórum, Dimas Zulian, outras palestras serão realizadas para esclarecer o assunto à toda comunidade interessada.
A Campanha visa combater a informalidade local, prática ilegal que impacta diretamente na economia do município. “O Fórum continua apoiando o Poder Executivo com o estudo das próximas ações a serem executadas”, finalizou Zulian.
O Fórum
O Fórum de Desenvolvimento e Cidadania foi criado em março 2006 com o objetivo de discutir questões relevantes em diversas áreas para estimular o desenvolvimento social e econômico do município. Atualmente, fazem parte do grupo de trabalho as entidades: AEAA – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana; AESCON – Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana; ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana; AMA – Associação Médica de Americana; CIESP- Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Diretoria Regional de Americana; FIDAM – Feira Industrial de Americana; IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil; NJE – Núcleo de Jovens Empreendedores / Americana; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; SINCOMERCIO – Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste; SINCOAM – Sindicato dos Contabilistas de Americana, Sumaré, Nova Odessa, Santa Barbara D´Oeste e Hortolândia e SINDITEC – Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Barbara D´Oeste e Sumaré.
Fonte: Acia
Foto: Representando o Fórum de Desenvolvimento e Cidadania, Rafael Garcia (OAB), Dimas Zulian (ACIA), Elza Cassitas Sferra (AESCON), José Maria de Freitas (Sincomercio) e Marcelo Antonio Fernandes (ACIA)