Arrastões, exposições, panfletagem e remoção de criadouros farão parte das ações de Americana na Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue que começa no próximo sábado (06 de abril).
A Semana está sendo organizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pretende, até o dia 13 de abril, conscientizar a população sobre os riscos da doença, sobre a importância da participação ativa no controle da dengue e dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
INCIDÊNCIA
Em Americana, os agentes de controle de vetor e de promoção em saúde do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) vão atuar em locais com incidência de dengue como Frezzarin, Monte Carlo, Parque Gramado, Mirandola, Zanaga e Boa Vista. Os arrastões acontecem de 05 a 13, das 9 às 16 horas.
Nos dias 06 e 13 de abril, a Praça Basílio Rangel vai receber a exposição educativa com maquete. No dia 07, o PMCD estará com exposição educativa no Parque Ecológico. Nos dias 08 e 10 de abril, a exposição acontece na Praça Comendador Müller e nos dias 11 e 12, na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim. A exposição acontece das 9 às 16 horas.
“Na Semana de Mobilização estaremos também dando continuidade às ações de bloqueio de criadouros, arrastões, busca ativa de novos casos positivos e nebulização”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Antonio Donizeti Borges. Neste ano, até o momento, foram registrados 55 casos na cidade.
Borges relembrou que medidas simples podem ser tomadas por qualquer morador para combater a dengue. Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; lave com escova e sabão os utensílios usados para guardar água;vire todas as garrafas com a boca para baixo; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada fora do alcance de animais; mantenha bem tampado a caixa, tonéis e barris d’água e encha de areia, até a borda, os pratos de plantas.
“É importante também que a população fique alerta aos sintomas da doença como dor atrás dos olhos, dor de cabeça, febre alta, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas no corpo. A orientação é que busque orientação médica no serviço de saúde mais próximo”, acrescentou.
A Secretaria de Saúde de Americana pede aos moradores que auxiliem no combate à doença. Quem identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti deve formalizar o pedido de vistoria no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) pelo telefone 3475-9024 ou através do e-mail [email protected].