Como acontece todos os anos, desde 2006, as turmas de alunos do Curso Livre de Teatro, do Fábrica das Artes, ocupam o palco do Fábrica no mês de julho, para uma confraternização e troca de experiências. O encontro acontece nos dias 13 e 14 de julho, sábado, às 20 horas e domingo às 19h, no Teatro Fábrica das Artes – Rua Cícero Jones 146 – Americana. O ingresso tem preço único de 5 reais e será vendido exclusivamente na bilheteria do teatro, meia hora antes do inicio das apresentações
As apresentações serão divididas em dois blocos. No bloco 1 apresentam-se os alunos das turmas infantil e adolescente, a partir das 20h no sábado e 19h no domingo. Uma hora mais tarde, no bloco 2, será a vez dos alunos da turma de jovens e adultos. Entre um bloco e outro, haverá um intervalo de 10 minutos.
O objetivo é que os alunos possam mostrar o que foi assimilado no primeiro semestre do curso e conhecer o trabalho das outras turmas. O encontro tem ainda o propósito de criar sinergia entre as turmas, incentivar a experimentação dos alunos e ao mesmo tempo, revelar ao público o processo e a metodologia de trabalho adotada pelo Fábrica. Nos dois dias de evento, as cinco turmas se apresentam em seqüência, revelando o aprendizado alcançado no primeiro semestre.
O Curso Livre de Teatro do Fábrica reúne em 2013 cerca de 60 alunos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, distribuídos em cinco turmas iniciantes. Em novembro e dezembro, as turmas retornam ao palco para os espetáculos de conclusão de curso, onde cada grupo terá um final de semana para apresentar os trabalhos.
Turma Infantil 2
Abrindo as apresentações da 8ª Mostra de Alunos do Curso Livre de Teatro/2013, a Turma Infantil 2 ocupa o palco do Fábrica com a cena Habilidosos, contando a historia de um grupo de amigos, que além de muito espertos, são também grandes mágicos, que pretendem fazer um show aos seus pais.
Comandados pela orientadora Michaele Piasson, os alunos tem como objetivo, desmistificar a relação com o publico. “A idéia é fazer com que as crianças se relacionem mais facilmente com o público, a partir do trabalho de improviso, utilizado para estimular a imaginação e a criatividade”, comenta Michaele.
A turma infantil 2 tem como alunos Barbara Sales Fonseca, Fernando Petri, Maria Eduarda, Rafaela Cisi Francisco e Rayane.
Turma Infantil 1
Uma adaptação dos quadrinhos da Mafalda, do quadrinista Quino (Joaquín Salvador Lavado Tejón) movimentará as alunas da turma infantil 1, comandada pela orientadora Gisele Cimony. A segunda cena a ser apresentada é Chamem o médico! O Mundo está doente.
O “Mundo” está doente e duas amigas estão cuidando dele em seu quarto. Mas ainda é preciso entender o mundo. São muitas dúvidas!
Seja nos livros, no presente do dia das mães ou na relação entre as crianças é o “mundo” que está em foco e quem sabe, entendendo o mundo, será possível dar o remédio certo para a doença dele.
“Impossível não trazer a ideia de transpor quadrinhos para o teatro para essa turma”, comenta Gisele. “As crianças estão habituadas com a leitura de quadrinhos em seu dia a dia e uma delas, já faz quadrinhos sob encomenda”, revela a orientadora.
O elenco da turma infantil 1 é formado pela alunas Lia Beatriz Místico Almeida e Thamires Rossetto
Turma Adolescente
As conhecidas e sugestivas leis de Murphy motivaram a Turma Adolescente do Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes a subir ao palco e demonstrar um pouco do que foi assimilado no primeiro semestre do curso. Comandada pela orientadora Luciana Mizutani, a turma apresenta a cena As Leis de Murphy.
Segundo Mizutani, a criação da cena se deu de forma coletiva, a partir de uma pesquisa realizada pelos alunos sobre as leis de Murphy (Edward Murphy). “Os alunos pesquisaram sobre as leis e escolheram as mais importantes”, revela a orientadora.
Apesar de bizarras e até engraçadas em alguns casos, os alunos constataram que as leis “regem” o funcionamento do mundo. A mais conhecida das Leis de Murphy e que originou as demais leis diz, basicamente, que se algo pode dar errado, dará.
A turma adolescente do Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes é composto pelos alunos Rodrigo Novais Buriti, Evandro de França Cassin, Luiza R. M Oliveira, Leticía Segura Graciani, João Pedro Tito da Silva, Guilherme Augusto de Lima, Marco Aurelio Faria Shols, Betriz Lisboa, Natália Santana, Betriz Cassin, Leticia Segura, Ana Clara Bianchi Bastos, Giovana Arana, Leticía Perez, Alex Aparecido Gaiola
Turma Jovens e Adultos
Como éramos, como somos, como seremos? Essas indagações fazem parte da cena Antropogênese (Evolução humana), montada pela turma de Jovens e adultos do Curso Livre de Teatro do Fábrica das Artes, comandada pelo orientador Otávio Delaneza.
A cena é um estudo das características humanas que sempre foram adequadas ao meio em que vivem. Percebendo o corpo como ferramenta de trabalho e com um constante poder de transformação, a turma percebeu-se nesse estado de evolução, questionando-se através da sua própria ferramenta corporal. “A cena nasceu de um semestre de muito trabalho físico e bastante suor”, revela Otávio, acrescentando que o grupo, tomado por esse desejo, descobriu que trabalho, mais sugere do que certifica, e que o homem foi e está sendo transformado a todo momento. Seu físico demonstra essa evolução e a história arrasta-se com ela.
“Vimos nessa transformação um impulso para retratar não apenas a evolução do corpo de cada um, mas sim retratar o corpo vivo e pulsante da espécie humana que desde os primórdios registra uma grande evolução”, enfatiza o orientador.
A turma de jovens e adultos é formada pelos alunos Bruno Queiroz, Beatriz Bueno, Caio Victor, Caroline Radcliffe, Cláudio Protácio, Francisco Cesar, Fu, Gabriel Rafael, Genilson Lima, Henrique Carneiro, Jhonatan Werneck, Luana Cristina, Luíza Marinho, Ludmila Gonçalves, Mateus Risonho, Mateus Vieira, Otávio Moreira, Ricardo Daros, Rebeca Hornhardt, Sanna Hetzl e Vitória Vale
Turma adulta
A turma Adulta do Curso livre de Teatro do Fábrica das Artes encontrou em dois personagens de Luis Alberto de Abreu o motivo para levar riso ao público. Os alunos do orientador Marcelo Porqueres estarão apresentando A Nova velha história de João Teité e Matias Cão, fechando as apresentações dos alunos em 2013.
Em uma situação inusitada deu-se o primeiro encontro entre esses dois malandros. João Teité e Matias Cão que se metem em confusões desde que viraram gente. Um exercício do riso para quem gosta e quem não gosta de estar feliz.
A turma adulta do Curso Livre do Fábrica é composta pelos alunos Allan Henrique Gatti Marques, Adair José Pires, Amanda Paula Oliveira, Atila Renan Manzatto, Bruno Zepelini, Carla Carolina Menezes Biancalana, Carlos Eduardo Nascimento, Carlos Eduardo Rossi Catalani, Douglas Ravel Florêncio, Italo Gimenez Dias Fonseca, Laio Belintani Carvalho, Luan Henrique Izaias, Mario de Sousa Moreira Filho, Raphael Barban Azanha, Regina Boldrin, Rodrigo Santhiago Martins Bauer, Silvana Hetzl, Valdineia Santos N. de Souza, Victoria Paz de Souza, Willian Benassi do Nascimento, Nicole Elamos Rezende Vasconcelos, Natália de Sousa Cipriano
Serviço
VIII Mostra de Alunos 2013
13 e 14 de julho – Sábado e Domingo
Bloco 1 (Crianças e Adolescentes) – Sábado 20h / Domingo 19h
Bloco 2 (Jovens e adultos) – Sábado 21h / Domingo 20h
Ingressos Preço único 5,00
Informações: 3645.1990 / 8838.199