Felipe Simas, empresário da dupla Anavitória, publicou livro infantil inspirado nas cantoras.
Anavitória, uma das duplas de maior sucesso e mais queridas da música popular brasileira inspira o livro infantil Me conta dois contos das Anavitória?, lançamento da Editora Trix assinado pelo produtor musical e empresário Felipe Simas.
Gerente de carreira das cantoras, o autor se baseia em histórias reais para criar dois universos, que reúnem elementos e características de Ana Clara Costa e Vitória Falcão. A obra, formatada no estilo 2 em 1 ou “vira-vira”, é carregada de sensibilidade e poesia e ganhou contornos coloridos com as ilustrações da mestra em artes e design, Luciana Grether.
De um lado, sob o título “A Caracol do Cabelo da Vi”, a narrativa nasce de uma interação corriqueira entre o autor e Vitória: os abraços para saudar um ao outro.
(…) nos emaranhados desses abraços que entendi que ela nunca andava só. Há vida naquela cabeleira cacheada e dourada. E, como em toda forma de vida, há também personalidade. Assim fui apresentado à Carol, a caracol do cabelo da Vi”.
(Me conta dois contos das Anavitória?, p. 26)
A personagem sonha voar e carrega uma mensagem importante junto à concha pesada: a de que quem leva os sonhos a sério corre o risco de vê-los realizados.
Ao virar o livro, em o “O Cílio do Olho da Clara”, o escritor parte de uma queixa, um incômodo, para embasar a história. Segundo Felipe, um cílio teimava em nascer dentro do olho da artista e, querendo animá-la, enviou um recado por aplicativo. “Acabei transformando aquela mensagem neste livro lindamente ilustrado com pinturas de nanquim e aquarela da Luciana”, destaca.
O enredo aponta que o cílio desejava ser notado, ter vida própria, ser o pelo que arrepia ou o cabelo esvoaçante. Assim, em ato de rebeldia, costumava nascer dentro do olho de Ana Clara, onde reinava soberano. “Quer ser único, quem não quer?”, descreve.
De forma lúdica, Felipe Simas aborda a importância de encontrar um lugar no mundo e indica que não há problema em desejar ser diferente. Ao mesmo tempo, trabalha a resiliência e possibilita a identificação com o cabelo volumoso de Vitória e o cílio descabelado de Ana Clara, singularidades a serem respeitadas.
Em Me conta dois contos das Anavitória?, a beleza e as características das protagonistas são enaltecidas em desenhos delicados a cada página. É um convite para que os pequenos leitores se envolvam na magia que há entre a realidade e a fantasia.