Desde que fez a cirurgia bariátrica, em novembro de 2013, André Marques tem seguido uma alimentação saudável. Mas há quatro meses ele procurou Roberto Bueno, brasileiro que mora em Miami e virou fenômeno nos EUA com o que chama de health coach – só no país, tem mais de 700 pessoas na lista de espera para ter seu acompanhamento na rotina de alimentação e exercícios -, para conseguir músculos mais firmes. Desde então, segue uma dieta supercontrolada, e tem que pesar todas as porções antes de cada refeição – ele chega a fazer sete por dia. Por conta disso, leva a balança para pesar os alimentos para todos os lugares. O apresentador, porém, tem tirado de letra. “Comer de três em três horas e bons alimentos não te deixam com fome”, garante.
Depois da operação, André teve que passar a reduzir a quantidade de comida. “Já aprendi e não passo do ponto. Sei equilibrar a quantidade correta para não passar mal”, conta ele, que costuma comer em um prato de sobremesa. “Não cabe mais muita quantidade (no estômago). Então, desde aquela época já não como mais guloseimas ou porcarias.”
Agora, com Bueno, o desafio é saber o que comer, quanto e a que horas. “O primeiro passo foi mudar o psicológico dele, mostrar que só iria mudar se deixasse hábitos antigos de lado, como bebidas, excesso de cigarros, comida fora de hora. Fiz um trabalho para focar no atual objetivo dele, que é ganhar massa muscular, ter músculos mais firmes. Após a cirurgia bariátrica, ele percebeu que não tinha músculos. Diríamos que ele quer ficar em shape, o que seria sarado no Brasil. Ele tinha excesso de pele, então vamos tentar preencher o corpo dele com músculo e a pele vai diminuir bastante. Ele se viu no fundo do poço a tempo de reverter”, explica o profissional.
André tem consultas online com Bueno a cada 15 dias. A cada 30, o especialista monta um novo plano. “Ele come de tudo, mas em horários certos, e não come à vontade. São pequenas porções, pela necessidade dos nutrientes. E em número exato de gramas, porções calculadas, para não causar mal-estar e atingir o objetivo dele”, diz Bueno. No cardápio de André há muita aveia, batata-doce, quinoa, frango, peixe, castanhas, abacate e azeite. “Ele precisa de gordura boa para o intestino funcionar”, justifica o coach.
Um exemplo de refeição de André seria um café da manhã com 100 gramas de mamão com uma colher de sopa de chia, quatro claras de ovos e duas castanhas do Pará. “Gera energia e digestabilidade rápida”, exemplifica Bueno. “Não posso especificar o plano inteiro porque isso é confidencial”.
O profissional, porém, dá algumas dicas: açúcar refinado e gordura trans estão vetados. Bebidas alcoólicas, só de vez em quando, ainda assim só um vinhozinho. André pode comer carboidrato (pouco e pesado na balança, claro!), mas não após as 16h. “Isso desaceleraria o metabolismo dele. Então, após esta hora o ideal é ingerir proteína e lipídios, que são as gorduras boas, como o abacate”. Pipoca também está liberado, desde que o milho seja estourado sem sal e sem óleo – pode ser feita em uma pipoqueira a vapor ou em microondas, com água. “A pipoca acalma, não deixa a pessoa ansiosa por outros alimentos. Quando o milho estoura, se transforma numa fonte de fibras”.
Segundo Bueno, a alimentação é 70% do resultado. Atividades físicas seriam os outros 20% e 10%, descanso. A parte da malhação de André fica a cargo de Bueno, que planeja a série de musculação que ele fará, e no Rio o apresentador tem o acompanhamento do personal trainer Xande Negão. “André quer enrijecer o corpo inteiro, principalmente ficar com o abdômen e o ombro mais trabalhados. Ele quer tirar a imagem de gordinho”, comenta Bueno, que chega a passar séries com 500 abdominais e 60 flexões para o apresentador.
André, porém, diz que não liga para o fato de todo mundo falar sobre sua transformação. “Nunca me chateou, sempre levei de boa”. Ele ainda diz que, desde que deixou 71 quilos para trás, a vida amorosa também melhorou muito. “O sol brilha para todos e as chuvas caem para as hortas que merecem”, diz, aos risos.
Fonte: ego.globo.com