A companhia Arte Móvel, de Americana é uma das atrações do Festival de Teatro de Limeira. O grupo apresenta nesta quarta feira, 22 de agosto, o espetáculo Pinocchio – olhos de madeira, contando a clássica história do boneco de madeira que queria ser gente. A apresentação acontece às 10 horas no teatro Nair Belo, com entrada franca.
Mergulhados no universo infantil desde a fundação, Pinocchio é o terceiro espetáculo da companhia. Antes o grupo já havia montado “Os Fabulantes” e o “Menino de Cor”, alcançando ótima repercussão no meio artístico e entre o público.
O espetáculo utiliza vários recursos de animação como sombras, boneco de mesa, máscara e fantoche. Todos esses elementos são manipulados pelo ator e diretor Otávio Delanezza que contracena com os bonecos. “Queríamos abranger a arte do ator em seu sentido mais amplo, dedicando atenção maior ao ator-manipulador e seus complementos (máscaras, bonecos e objetos), proporcionando um jogo de transformações, simulações e revelações próprias dessa arte”, revelou Otávio.
Ainda segundo Delaneza, Pinocchio é um sonho transformado em realidade. “A obra de Collodi sempre nos instigou, por se tratar de uma obra feita para crianças. Por retratar a infância de uma época distante, a Cia Arte-Móvel tratou de modernizar e retratar a infância de uma época mais próxima”, disse o ator.
A Cia Arte-Móvel tem o apoio do Fundo Municipal de Assistência à Cultura da cidade de Americana e conta com profissionais especializados para sua nova montagem. A direção geral é do autor e diretor Rafael Curci, profissional com vasta experiência em teatro de animação com montagens na Argentina, Uruguai, Peru e México.
“Foi um ano de estudo e pesquisa, para então em 2011, como num sonho, uma fada coloca em nosso caminho , Rafael Curci, profissional na arte de teatro de animação, que nos ensinou como um grande mestre e assumiu a dramaturgia e direção do espetáculo”. Concluiu Delaneza
O Festival de Teatro de Limeira movimenta 20 companhias teatrais de todo o Brasil no período de 17 a 28 de agosto e todas as apresentações são gratuitas. São quatro estados participantes (SP, RJ, PR e CE), depois de minuciosa escolha das mais de 60 inscrições que chegaram. Segundo o secretário da Cultura – e idealizador do Festival – José Farid Zaine, a edição deste ano deve ser uma das melhores de todos os tempos.
Serviço
Teatro infantil
Pinocchio – Olhos de Madeira
Produção Cia Arte-Móvel
Direção: Rafael Curci
Ator manipulador Otávio Delaneza
22 de Agosto – Quarta- 10h
Teatro Nair Belo – Limeira
Entrada Franca
Informações 19 – 3451.6679