A Associação Negritude, Negros com Atitude, filiada à UNEGRO, União de Negros Pela Igualdade, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, promove a palestra “Projeto Juventude Viva – Movimento hip-hop” com o professor Beto Teoria, neste sábado (30/3), das 14h às 17h, no Centro Comunitário do Jardim dos Lírios (Rua Perdizes, 218). A entrada é franca.
Roberto Landim, o Beto Teoria, é representante nacional e um dos fundadores da Nação Hip Hop Brasil, hoje considerada a maior entidade deste segmento na América Latina. Beto Teoria (apelido que ganhou por ser integrante fundador do Grupo de Hip Hop Teoria) atua há 19 anos no movimento Hip Hop.
Beto atua na área de políticas públicas para juventude. De 2002 a 2006, desenvolveu projetos com jovens das periferias de Santo André. Foi instrutor do programa Primeiro Emprego na Região do ABC, e de 2008 a 2010 foi gestor do programa Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, em São Paulo.
RACISMO
A UNEGRO tem o objetivo de combater o racismo em todas as suas formas de manifestação, particularmente as ações que impedem o pleno dos direitos de cidadania. Combate todas as formas de discriminação de gênero particularmente aquelas que afetem as mulheres negras e solidariza-se com a luta de todos os movimentos.
A União, uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, Bahia, e tem por objetivo combater o racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Hoje a UNEGRO está organizada em 24 Estados da Federação, conta com uma coordenação nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.
Desde a sua criação participa ativamente das principais atividades do movimento negro brasileiro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação do Racismo e o Dia Nacional da Consciência Negra.