Mais de 5 mil pessoas devem assistir o espetáculo “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, no próximo 29 de março (sexta-feira) , a partir das 19h, na Praça Vinicius de Moraes, no Zanaga. O apoio, com toda infraestrutura, é da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, que cedeu palco, iluminação, e, na parte artística, as presenças da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”, Corda Coral de Americana, Educantare, Grupo Musical Vocalis e Coral Unimed. Sob a regência do maestro Jair dos Santos a Banda tocará “Exodus”, de Gold, “Ave Maria”, de Schubert, entre outros clássicos eruditos.
“Esta participação da cultura é primordial na nossa relação com a comunidade. Quando você leva um equipamento cultural como a Banda para o bairro, a população a vê de uma maneira carinhosa. A expectativa é grande para este espetáculo”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo. O maestro da Banda Municipal, Jair dos Santos, disse que “é sempre um prazer estar em um evento desaa magnitude, música e teatro são sinônimos de um grande espetáculo”.
O organizador do espetáculo do Zanaga, Gilberto Bueno, há 25 anos à frente da “Paixão”, disse que o texto foi trazido para a comunidade católica do Zanaga pelo padre Geraldo Rondelli. “No início era tudo muito artesanal. O capacete dos soldados, por exemplo, era feito de jornal. Era bem humilde”, lembrou. Segundo Bueno, a peça hoje é moderna e isso só é possível devido às parcerias. “Temos parceria com a Secretaria de Cultura de Americana. Esse apoio facilita a encenação da peça”, disse.
O grupo de Gilberto é ligado à Igreja Nossa Senhora Aparecida e formado por 100 atores amadores. Durante o ano, Bueno encena outras peças, todas de cunho religioso. “A humanidade está carente de fé, de companheirismo. Por isso o objetivo é a evangelização”, finalizou.
A secretaria de Cultura está apoiando a encenação da “Paixão de Cristo” das paróquias Dom Bosco, Nossa Senhora Aparecida, Igreja Sara Nossa Terra, Igreja Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Igreja Paróquia São Judas Tadeu e Igreja Paróquia São Benedito. “A Secretaria está apoiando também a encenação da Paixão de Cristo em várias outras paróquias. Desta forma comunidade de outros bairros vão poder assistir ao espetáculo”, disse José Vicente.
A Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi” foi fundada em 7 de Novembro de 1973, pelo projeto de Lei Municipal nº 1249. Ganhadora de vários concursos, tendo na sua direção musical maestros como, Disma Brentel, Bento Barbosa de Brito, José Roberto Lazinho e Dailton Lopes. Além de concertos com o melhor repertório eclético que explora músicas regionais do Brasil, MPB, jazz, música latina, ballet, ópera, trilhas sonoras, e pode se adaptar a outros estilos musicais. Tem como diretor artístico-musical e regente titular o maestro Jair dos Santos. A Banda Municipal de Americana representa uma das qualidades culturais da cidade de Americana, levando informação cultural e musical ao público. Endereço: Avenida Brasil, 1293 – Jardim São Paulo. Telefone: 3408-8015
Concerto da Paixão de Cristo