A Biblioteca Municipal de Americana comemora 57 anos de fundação no dia 25 de outubro. Suas salas de leitura recebem alunos e professores que estudam e utilizam o acervo de mais de 20 mil exemplares de livros informativos e didáticos.
A instituição passou pela sua história com o avanço tecnológico que levou embora as máquinas de escrever, os fichários e os catálogos de papel. Vieram os computadores, os livros digitais e a Internet. “A Biblioteca de Americana completa 57 anos de jornada dedicados à promoção da leitura, ao cuidado e renovação do acervo municipal, e à diversificação de suas atividades culturais”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo.
Hoje a Biblioteca abriga exposições, acesso gratuito à Internet, catálogo digital, espaço para atividades da comunidade, promove cursos de Sahaja Yoga, Gnosis e contação de histórias, palestras, encontros com escritores, lançamentos de livros e presta serviços de consultoria para outras bibliotecas.
“A população encontra à disposição uma grande e atualizada variedade de revistas e jornais, e pode usufruir de uma coleção de mais de 20 mil exemplares de livros de literatura, clássicos e lançamentos”, lembrou José Vicente.
A Biblioteca recebe visitas monitoradas, as crianças se divertem nas sessões de contação de histórias na ludoteca e se encantam com os mais de 8 mil exemplares do acervo infanto-juvenil. Vários artistas e escolas de artes expõem seus talentos pelos espaços públicos do local.
Além disso, a Biblioteca de Americana é a campeã brasileira em registros e distribuição de livros no clube mundial de leitura “Bookcrossing”, ao qual já contribuiu com mais de 11 mil exemplares, distribuídos no projeto “Livro no Ponto”, nos pontos de ônibus da Praça Comendador Müller. “A Biblioteca recebe uma média diária de 230 frequentadores, e o empréstimo de mais de 3.200 exemplares mensais revela que a leitura faz parte do cotidiano de nossa cidade”, constatou o secretário de Cultura.