Mais de 38 mil pessoas devem ser vacinadas em Americana durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontece entre os dias 15 e 26 de abril em todos os postos médicos da rede pública de saúde. A meta da Secretaria de Saúde de Americana é vacinar 80% (38.185) do público-alvo da campanha que é formado por gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), crianças com idade entre seis meses e dois anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas (apenas com apresentação de prescrição médica). Americana tem 47.732 pessoas que fazem parte do grupo prioritário.
A vacina estará disponível, durante a campanha, nas 24 Unidades Básicas de Saúde, das 7h30 às 16h30. No dia 20 de abril, acontece o dia D de mobilização nacional para vacinação contra influenza. Nesse dia, todas as unidades de saúde abrirão, das 8 às 17 horas. Postos volantes também funcionarão no dia D: igreja católica Nossa Senhora Auxiliadora (Cidade Jardim) e Paróquia São Luiz Gonzaga (São Luiz).
“A vacinação é um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Em gestantes, é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o bebê”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel.
A enfermeira acrescentou que para atender o público-alvo da campanha, além de disponibilizar a vacina em todos os postos médicos e vacinar os acamados em casa, as equipes de enfermagem vão visitar as instituições para idosos. “Mas é preciso que a população fique atenta sobre a importância da campanha e procure pela vacina”, pediu Simone.
Doentes crônicos
O Ministério da Saúde inclui no grupo prioritário da vacinação contra a gripe os doentes crônicos. Mas para que eles sejam imunizados, é preciso apresentar prescrição médica. Foram incluídos no grupo prioritário os portadores de doença respiratória crônica, cardíaca crônica, doença neurológica, doença hepática crônica, renal crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão (HIV, AIDS, câncer, leucemia e linfoma) e transplantados. Os hipertensos sem comprometimento cardíaco não estão inclusos na lista do Ministério da Saúde.
A lista do Ministério da Saúde apontando em quais casos a vacina é recomendada já está disponível em todas as unidades de saúde.
Vacinação em casa
Os idosos e doentes crônicos acamados atendidos pela Unidade de Atendimento Domiciliar serão vacinados pela equipe. Os responsáveis pelas pessoas acamadas não atendidas pela UAD devem entrar em contato com a Unidade de Atendimento Domiciliar, para que o agendamento da vacina seja realizado. O telefone é 3406-6463.