O feriado do “Dia da Consciência Negra”, celebrado nesta quarta-feira (20), movimentou a população de Santa Bárbara d’Oeste e região em frente do Centro de Memórias e Museu da Imigração, no Centro. O público conferiu diversas apresentações culturais que destacaram a riqueza da cultura afro-brasileira, convidaram à reflexão e promoveram o respeito, a cultura de paz e a equidade.
O evento foi aberto oficialmente às 8 horas com uma cerimônia e na sequência os alunos do Projeto Guri realizaram apresentação musical. A programação trouxe maculelê e capoeira, com os educandos do Jardim II das EMEIs “Profª Rita de Cássia Toledo Mello Salvino Alves”, “Profª Áurea Nadir Martinelli” e “Profª Clotilde Teixeira Cullen” e participação especial da professora de capoeira Maria Eduarda Ribeiro dos Santos.
O “Dia da Consciência Negra” também teve apresentação musical dos alunos do Projeto SER (Socialização, Educação e muita Recreação), do Cruzeiro do Sul, apresentações de dança e declamação de poesias pelos alunos da Escola Estadual “Maria Guilhermina Lopes Fagundes – Magui” e um ato religioso realizado pelo Fórum Inter-religioso, destacando a importância da convivência harmoniosa entre diferentes crenças e culturas.
O grupo Amigos do Flashback animaram o público com dança e o Bloco Apareceu a Margarida trouxe as tradicionais marchinhas de Carnaval, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo. A cantora Bruna Silva encerrou a celebração com um grande show de samba.
A cultura negra e indígena é tratada durante todo o ano letivo com os alunos na Rede Municipal de Ensino, referenciada pelas nas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08. Além disso, o Município mantém parceria com a Roda Educativa e executa o Projeto Jaê- Educação para a equidade com diversas atividades e projetos nas escolas municipais.
O calendário de atividades alusivas a data começou no dia 8 e a programação do Novembro Negro 2024 segue nos próximos dias em Santa Bárbara d’Oeste: