A gastronomia e sua relação com a arte, o poder e o sexo. Esse é o enredo do filme Estômago, que tem exibição gratuita na próxima quinta-feira, 02 de agosto, no Cineclube Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste, a partir das 20h.
A produção, de 2007, é dirigida por Marcos Jorge.
O filme conta a história de Raimundo Nonato (João Miguel), um imigrante nordestino que se arrisca na cidade grande em busca de uma oportunidade. Logo ele é contratado para trabalhar como faxineiro em um bar, onde descobre seu talento para a cozinha e transforma o boteco em um local de sucesso. Sua reputação faz com que Raimundo consiga um trabalho em um restaurante italiano, onde se apaixona por Iria (Fabiula Nascimento), uma prostituta que adora comer. O que Nonato não imagina, é que suas paixões o levariam a prisão.
Estômago é resultado de um acordo de co-produção Brasil-Itália, assinado no início da década de 1970. As filmagens aconteceram no Brasil e toda a finalização foi feita na Itália. O longa foi um dos grandes vencedores do Festival de Cinema do Rio, em 2007, no qual recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo público, Melhor Diretor, Melhor Ator e o Prêmio Especial do Júri.
O Cineclube Estação Cultural de Santa Bárbara é uma parceria com o Cineclube Estação Wagner de Oliveira, de Americana, cujo objetivo é fomentar a cultura por meio da exibição de filmes e despertar o interesse pela sétima arte. As sessões ocorrem às quintas-feiras, às 20h e são gratuitas.