A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana apresenta o musical “Cronistas da Cidade” com o grupo Toque de Bambas, de São Paulo, show que busca um encontro original entre dois mestres da cultura brasileira, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, grandes cronistas da capital paulista em poesia, prosa e música. O show acontece neste sábado (18/8), no Teatro de Arena, às 20h. A entrada é franca.
“Percebemos uma grande afinidade entre os dois compositores. Cronistas, inventores de personagens, de tipos e “causos” paulistanos, ícones da cultura popular de São Paulo, Adoniran e Vanzolini capturaram esse jeito de ser peculiar do habitante da cidade, recém-metrópole, repleta de viadutos e edifícios altos, mas também de arrabaldes, vilas e ruas de aspecto interiorano, onde a luz da Light sempre acaba e começam a vela, o querosene e a carroça de burro”, afirmou a produtora e cantora do musical, Danielle Matos.
“Esta afinidade é o mote do projeto Adoniran, Vanzolini, cronistas da cidade, que alia ao repertório musical de ambos a poesia de Vanzolini e uma invenção de Adoniran, as personagens e os diálogos cômicos para o rádio. Buscamos realizar um encontro entre Vanzolini e Adoniran em poesia, prosa e música”, revelou Danielle.
“Se você escrever cinco volumes sobre a periferia, não irá conseguir defini-la melhor do que dizendo que alguém na cidade de São Paulo precisa comprar pavio pro lampião. O poder de síntese de Adoniran era fabuloso”, afirmou Paulo Vanzolini sobre Adoniran Barbosa, criador do samba “Apaga o fogo, Mané”.
A cantora Danielle Mattos se apresenta em companhia do grupo Toque de Bambas formado pelos músicos Tito Longo (cavaquinho), Alexandre Cardoso (violão de sete cordas), André Cézar e Fábio Belezinha (percussionistas). O grupo Toque de Bambas acompanha Dani Mattos nas rodas de sambas clássicos em outras apresentações pelo país.
A proposta do Toque de Bambas é a exaltação de sambas clássicos e atemporais por meio de vasta pesquisa sobre as obras de compositores como: Vanzolini, Germano Mathias, Adoniran Barbosa, Geraldo Pereira, Príncipe Pretinho e outros grandes nomes eternizados através de suas canções.
A trajetória do grupo começou em 2008, com a realização das Rodas de Samba, série de aulas-show em que compositores e temas da história do samba foram abordados em forma de linha do tempo, desde as primeiras manifestações do gênero no início do século XX até o presente, a partir de exemplos musicais. Em 2010 o Toque de Bambas integrou o espetáculo “No tempo de Adoniran”, homenagem ao compositor feita pelo Coral da Construcap. A partir deste projeto, o grupo se consolidou e passou a se apresentar com frequência em clubes, cafés e livrarias, com repertório variado, privilegiando compositores da era de ouro do rádio, em shows que mesclam música e histórias do samba e dos grandes sambistas paulistas e cariocas.