A Secretaria de Cultura e Turismo abre a exposição “Verás que o filho teu não foge à luta: os villamericanenses na Revolução Constitucionalista de 32”, na Casa de Cultura Hermann Müller Carioba, nesta sexta-feira (5/7). A entrada é franca.
“O objetivo da mostra é promover a produção do conhecimento sobre o passado histórico de nossa cidade e nossa gente, além de expor recorte do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dr. João da Silva Carrão”, disse o administrador da Casa, Rogério Bortoloto.
Segundo ele, o título faz alusão aos filhos de Villa Americana que foram para o front de batalha, sendo que algumas imagens deste cenário estão em exposição através de pôsteres, além de objetos da época. O dia 9 de julho é considerado feriado estadual e é uma forma de lembrar o Movimento Constitucionalista de 1932, quando inúmeros cidadãos americanenses se envolveram diretamente no conflito armado.
“Uma das vias públicas mais movimentadas da cidade de Americana tem seu nome atribuído ao combatente Fernando de Camargo, que tombou juntamente com Aristeu Valente, Jorge Jones e o Capitão Manoel dos Santos Sobrinho, este último não era residente de Americana. O monumento localizado na Praça Comendador Müller, de frente à Biblioteca Municipal, foi erigido a estes bravos cidadãos”, lembrou Bortoloto. Os três primeiros túmulos na entrada do Cemitério da Saudade são uma homenagem da municipalidade a estas personalidades.
Serviço
Exposição: “Verás que o filho teu não foge à luta: os villamericanenses na Revolução Constitucionalista de 32”
Local: Casa de Cultura Hermann Müller
Endereço: Avenida Carioba, 2001, Carioba – Americana.
Telefone: 3462-6048
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 10h às 16h.
Data: de 5 de julho a 31 de julho de 2013.