Desfile foi realizado na Avenida Antônio Pinto Duarte; cavaleiros seguiram para recinto da festa, na Anhangüera
A 26ª Festa do Peão Boiadeiro de Americana deu o pontapé inicial ontem com o tradicional Desfile de Cavaleiros. Cerca de 5 mil pessoas, segundo a organização da festa, estiveram na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente à Fidam. Os cavaleiros seguiram até o recinto da festa, na Rodovia Anhangüera.
Charretes com som alto e a superprodução dos animais animaram o público que estava na Avenida Antonio Pinto Duarte para prestigiar o desfile. A cavalgada foi conduzida por um carro de som e o primeiro pelotão de cavaleiros teve à frente membros do Clube dos Cavaleiros de Americana.
“O desfile foi maravilhoso. Esse ano dobrou o número de participantes e isso mostra como nossa festa é reconhecida e nosso desfile é tradicional e acaba atraindo milhares de cavaleiros, o que nos deixa muito feliz”, destacou José Roberto Lahr, o Beto Lahr, presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana.
O vice-presidente do Clube dos Cavaleiros, Pé Meneghel, afirmou que o objetivo é manter a tradição do desfile. “Americana é uma das poucas cidades que mantém o desfile de cavaleiros como tradição. Fomos surpreendidos hoje com a quantidade de público, o clima colaborou com o sucesso do desfile. Se Deus nos abençoar com o clima bom de hoje em todos os dias de festa, certamente a festa será um sucesso e teremos recorde de público”, comentou.
“Há anos participo do desfile com a minha família. Sempre gostamos do ambiente e diversão que o evento proporciona. No começo eu e meu marido participávamos a cavalo. Agora, como a família aumentou, participamos de charrete”, disse a médica Daiane Oliveira.
O vendedor José Carlos Ferreira veio de Conchal para prestigiar o evento. “É uma forma de fazer um programa diferente com a família e todo mundo gosta”, destacou.
Um visitante inusitado chamou atenção durante o desfile: o touro Paraíso desfilou entre as centenas de cavalos. “Gosto de participar desse tipo de evento e para me diferenciar dos demais sempre participo com meu touro. Vim de Artur Nogueira para apresentar o Paraíso para o público de Americana”, ressaltou o domador Sérgio Antonio de Almeida.
SEM FRONTEIRAS
Apesar de ser tradicional, o desfile tem uma repercussão que muitas pessoas desconhecem, como é o caso de Thaís Gonzales, escolhida para ser a rainha da festa. “Eu fiquei impressionada com o carinho do público. Nunca imaginei que o desfile pudesse atrair tanta gente. Hoje comecei a sentir a emoção que essa festa proporciona”, ressaltou.
Para o prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), a Festa do Peão leva o nome da cidade para todo País. “Sabemos da grandiosidade da Festa do Peão de Americana. Através dela nossa cidade é conhecida nacionalmente. Pra nós é uma alegria muito grande quando a festa começa, pois sabemos que é sinônimo de sucesso”, comentou.
Outra tradição do Desfile dos Cavaleiros é a festa que acontece no estacionamento da evento, ponto de chegada da cavalgada. Algumas pessoas aproveitam a chance de reunir amigos e familiares para saborear um churrasco no local. “Todo ano que eu participo da festa aqui no estacionamento trago minha churrasqueira e fico aqui a tarde toda, curtindo som e comendo um churrasquinho com a família. Pra mim é um dia diferente, aproveitado com os familiares”, destacou o eletricista Fábio Carbinatto.
Além da diversão, o evento também proporciona um dinheiro extra para os ambulantes. Com uma barraca de chapéus em frente à Fidam, a vendedora Stefani Sales Rosa festejou. “Há cinco anos eu vendo chapéu durante o desfile e na festa. É uma forma de ganhar um bom dinheiro nessa época, já que muitas pessoas gostam de se produzir para o evento”, ressaltou.
A 26ª Festa do Peão de Americana tem início quarta-feira e segue até o dia 17.