No Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, Saúde vai incentivar a prática correta de exercícios físicos
Duas praças da cidade receberão profissionais para orientar quanto ao correto uso dos aparelhos de ginástica
Para orientar e incentivar a prática correta de exercícios físicos nos equipamentos de ginástica localizados em praças de Americana, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar no dia 10 de março educadores físicos em duas praças da cidade que possuem equipamentos para atividades físicas. Dia 10 de março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre as doenças e consequências causadas pela falta de exercícios físicos.
A ação de prevenção de doenças e promoção da saúde vai ser realizada na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim, e na Praça da Fraternidade, no Parque da Liberdade, das 7 às 10 horas. Cada local contará com educadores físicos, estagiários da área e médico.
Donizeti Borges, subsecretário da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), comentou que é recomendável que as pessoas incluam atividades físicas em sua rotina. “Pessoas sedentárias estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade, portanto utilizar os equipamentos públicos para exercícios físicos e de forma correta contribui para a melhora da qualidade de vida”, disse.
“Estamos intensificando essas ações de orientação através da Vigilância da Promoção da Saúde, que é a responsável pelos programas e projetos de prevenção de doenças e promoção da saúde atuando em parceira com a Atenção Básica”, acrescentou o subsecretário.
Para o educador físico, Tiago Volpi Braz, a prática de exercícios físicos na academia ao ar livre apresenta diversos benefícios à saúde. “Ela promove o bem-estar físico e emocional, melhora a integração social, fortalece músculos e articulações e melhora a coordenação motora e o condicionamento físico”, comentou.
Mas, segundo ele, é preciso ter cuidados antes de iniciar qualquer atividade física nas academias ao ar livre. Para evitar riscos de lesões, menores de 14 anos devem evitar a utilização dos equipamentos. É preciso manter a boa postura em todos os exercícios, usar roupa adequada e tênis. Utilizar os aparelhos com cuidado respeitando o nível de condicionamento físico. Não realizar exercícios se sentir dor, tontura ou mal estar. Realizar as atividades pela manhã ou no final da tarde. Usar chapéu, protetor solar e beber bastante água no intervalo dos exercícios.
Ao todo, Americana conta com sete academias ao ar livre para quem deseja uma vida mais saudável e não tem muito tempo disponível. Elas dão chance também para a população de baixa renda se exercitar.
O secretário de Saúde, Fabrízio Bordon, afirmou que o evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo é o início das ações de orientação em praças públicas. “Vamos colocar no site da Prefeitura de Americana e da Secretaria de Saúde um link voltado exclusivamente para orientações e esclarecimentos de dúvidas para as pessoas que praticam atividades físicas nos equipamentos públicos instalados nas praças”, anunciou.
Além dos equipamentos em praças, Americana ainda conta com o Espaço Verão da Unidade de Terapias Alternativas, no Jardim Botânico. Mantido pela Secretaria de Saúde, as pessoas que gostam de caminhar e correr no Jardim Botânico e aquelas que querem aderir à prática esportiva têm avaliação física, nutricional e de enfermagem. No local, há uma equipe composta por médico clínico geral e homeopata, nutricionista, enfermeiro, psicólogos, educador físico e terapeuta ocupacional. Oferece ainda tratamento com florais e fitoterapia. Além de todas essas atividades, há ainda aula de aeróbica.