Edevaldo Ferreira venceu na noite de ontem a prova de montaria em touros da Festa do Peão de Americana e sagra-se o primeiro bicampeão da modalidade no torneio da cidade. Com um total de 440 pontos na competição, o cidadão de Andradina, São Paulo, enfrentou o touro Pesadelo e conquistou a 16ª fivela de sua carreira. O peão, que é o atual campeão nacional de montaria em touros, dedicou o título ao diretor de rodeio do CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana), João Frizzo.
Com a marca de 93,75 pontos na prova final, que aconteceu ontem, às 21h, Edevaldo deixou para trás outros sete competidores. “Como peão, eu penso sempre em montar bem e parar no touro, independentemente da competição e do prêmio oferecido. É lógico que a gente fica feliz ganhando duas vezes, mas o foco é sempre fazer uma boa montaria”, disse o cowboy, após a vitória.
Edevaldo explicou que dedicou o prêmio ao diretor de rodeio do CCA por tê-lo decepcionado na competição do ano passado. “Na última edição do rodeio, o ‘Sêo’ João falou que, mesmo não podendo dar palpite, ele acreditava que era eu quem ia ganhar a prova. Eu montei o (touro) Pesadelo e caí. Senti que o havia decepcionado. Este ano eu fui o primeiro a escolher o touro e escolhi o Pesadelo de novo para poder vencê-lo. Ganhei e dediquei o título para esse exemplo de pessoa”, contou Edevaldo.
COMPETIÇÃO
A etapa final da competição de montaria em touros começou por volta das 21h, logo após a final da montaria de cavalo mirim.
Por ordem hierárquica da tabela de pontuação do torneio, os peões escolheram o touro que desejavam montar. Edevaldo, que estava em primeiro lugar já então, optou pelo seu antigo rival, o touro Pesadelo. Em seguida Enéas Barbosa escolheu o touro Dalit. O peão Paulo Lima ficou com o Matrix. Os cinco outros competidores escolheram a montaria e deu-se início à prova.
Com o término da etapa final, as posições da tabela não se alteraram. Edevaldo conquistou a fivela de campeão, seguido por Enéas Barbosa, em segundo lugar, e Paulo Lima em terceiro. O título foi entregue pelo presidente do CCA, Beto Lahr.
Com a pontuação alcançada na competição de Americana, Edevaldo assumiu a liderança do torneio nacional de montaria em touros. No ano passado, ele conquistou o título no valor de R$ 1 milhão.
O prefeito Diego De Nadai (PSDB), que acompanhou a prova, também discursou antes da montaria e parabenizou o Clube dos Cavaleiros pelo sucesso do evento.