A rockeira Rita Lee já influenciou muita gente na música. Desde a década de 60, quando fazia parte da banda “Os Mutantes” até hoje em dia, considerada uma das principais cantoras do rock nacional, ela serve de inspiração para novos artistas. O que a cantora talvez não saiba é que, além de influenciar artistas na música, na literatura ela também serve de inspiração para novos talentos.
Um desses talentos é Sergio Lowchinovscy, americanense bacharel em Direito e Pedagogo. A cantora, considerada a rainha do rock brasileiro, foi a grande inspiração da publicação infantil “Rita Pri, a minhoquinha roqueira”, escrita por ele e ilustrada por Paulo Masserani. O livro será relançado pela Editora Adonis no domingo, a partir das 10h30, no Quiosque Gostinho de Leitura, no Zoológico de Americana.
“Eu e minha família somos fãs de Rita Lee. Um dia, ouvindo um dos CDs dela, no carro a caminho da escola com minha filha, a ideia surgiu e ao chegar de volta, em casa, fui logo escrevendo”, revela.
Terceira publicação literária infantil do escritor, o livro sobre Rita Pri já era uma promessa feita ainda na primeira obra do autor. “No final do livro ‘Amanda, a vassoura mágica’, a personagem principal diz que vai contar a história da minhoquinha roqueira para a fadinha e o maguinho. E assim, ‘Rita Pri, a minhoquinha roqueira’ já ficou anunciada para as crianças”, lembra.
No enredo, Rita é uma minhoca apaixonada por rock e perucas coloridas. “Ela pega a estrada, vai em busca de seu sonho e acaba fazendo um monte de gente feliz”, disse o autor.
O evento, que integra o projeto Leitura com Pipoca, tem entrada franca e conta com a participação da professora Elaine Prado, que desenvolve atividades de musicalização.
ILUSTRADORES
Além de ter novamente a parceira do ilustrador Paulo Roberto Masserani, a obra de Lowchinovscy, que foi lançada na Bienal do Livro de São Paulo (2010), conta com uma participação especial. “Neste trabalho, o Paulo se baseou nos rascunhos feitos por meu filho, Thalis, que ficou tão empolgado com a história que saiu desenhando as personagens e as cenas. Na época, ele tinha 11 anos”, recordou.
Sergio Lowchinovscy também é autor de “Amanda, a vassoura mágica”, “Um elefante nunca esquece” e dos livros da coleção “Na Leitura o bicho pega”. Bacharel em Direito, a paixão pelas crianças e por ensinar levou o escritor a optar pela área da Educação. Pedagogo, Lowchinovscy também foi intensamente influenciado pela mãe, Dona Nenê, que era contadora de histórias.
Fonte: http://portal.tododia.uol.com.br/