Na carona do sucesso das cinco primeiras edições a Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Americana, através da SeCTur – Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nos dias 25 e 26 de maio de 2012 a VI Mostra de Cenas Curtas Fábrica das Artes. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril e devem ser feitas exclusivamente através do site www.fabricadasartes.art.br.
O evento que surgiu em 2007 por iniciativa do Fábrica das Artes, chega ao sexto ano com expectativa de manter o nível técnico das edições anteriores e contribuir na formação de público alem de incentivar a produção teatral local e regional.
Poderão participar da Mostra, grupos teatrais ou artistas independentes, com cenas de teatro cujo tempo deverá ter o mínimo de 5 (cinco) e o máximo de 15 (quinze) minutos. Dentre os inscritos serão selecionados o mínimo de 12 cenas que farão as apresentações nos dias 25 e 26 de maio – sexta e sábado, a partir das 20 horas, no Teatro Fábrica das Artes – Rua Cícero Jones 146 – Americana. Cada cena receberá 350 reais como ajuda de custo. As três melhores cenas na opinião do júri popular receberão um troféu, confeccionado exclusivamente para o evento.
Em 2011, trinta e nove companhias de 25 cidades do estado de São Paulo manifestaram interesse em participar da Mostra de Cenas Curtas do Fábrica das Artes. Ao todo foram 48 cenas inscritas, contemplando diferentes gêneros teatrais. Campinas liderou em número de inscrições com seis cenas, seguida por Americana com cinco.
A cena “Quem sabe a gente continua amanhã”, da Cia Re-União de Pessoas, de São Paulo, foi considerada, a melhor cena da Mostra de 2011, na opinião do público. Namorico de Portão, da Cia Quesia Botelho, de Campinas ficou com o segundo lugar, enquanto a cena ?A Minha?, da Cia Os Populares, de Pedreira, levou o troféu de terceira colocada.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana