O Teatro da Associação Fábrica das Artes entrou, definitivamente, no circuito de apresentações das companhias de teatro e de dança do Estado de São Paulo, que se beneficiam com projetos do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo.
A mais recente parceria firmada pelo Fábrica das Artes envolve o Núcleo Hana, uma companhia de dança que estará em Americana nos dias 21 e 22 de julho, com apresentações gratuitas do espetáculo Atti Koti, dirigido pela bailarina Alice K. As apresentações acontecem no sábado às 21 horas e no domingo, às 20h com entrada franca.
No domingo, 22/07 o grupo estará ministrando um Workshop de dança-teatro direcionado a atores, bailarinos e estudantes da área sobre os procedimentos de treinamento e criação do projeto Pátio de Encontros, que deu origem ao espetáculo. Serão três horas de oficina, das 15 às 18 horas, ministradas por Clara Gouvêa, Carina Nagib e Fabrício Licurso. Os interessados em participar devem se inscrever preenchendo o formulário (clique aqui para acessar). O workshop é gratuito e disponibiliza vagas para 15 pessoas acima de 16 anos.
ATTI KOTTI é a continuidade e aprofundamento da pesquisa iniciada na montagem do espetáculo de dança-teatro Oversized (2008), em que Alice K. propôs investigar o percurso artístico-filosófico de Anzu Furukawa. Criadora de uma vasta obra em vários cantos do mundo, sua poética transgressora não se restringia aos elementos típicos do butoh; suas criações abrigavam também outras referências da dança oriental e ocidental. Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural de Novas Criações em Dança de 2011.
Histórico do grupo
HANA é um núcleo de pesquisa e criação que surgiu em 1996, fundado por Alice K., diretora, atriz e pesquisadora cênica; com intuito de estudar os princípios e as práticas que norteiam a arte do ator-bailarino-performer no Oriente; e suas possíveis reverberações na arte do performer ocidental, brasileiro. Em seus quatorze anos de existência, o Núcleo desenvolveu um repertório de realizações que inclui desde intercâmbios com artistas da tradição (Nô, Kyogen) e da contemporaneidade cênica japonesa (Butoh), às criações coletivas com poetas, escritores e músicos; resultando em montagens com jovens intérpretes-criadores.
Recentemente a pesquisa de linguagens, inicialmente focada na cena oriental, ampliou-se para a discussão sobre as várias poéticas da cena, com um olhar mais atento para os processos criativos e uma abertura maior para o diálogo com outras áreas artísticas.
Fonte: http://www.fabricadasartes.art.br/