A história de quatro gerações da família Nogueira e sua trajetória pelo mundo da música é o enredo do filme documentário Família Nogueira, que será apresentado para convidados, no dia 26 de novembro, no Teatro da Associação Fábrica das Artes, às 20 horas.
“Quatro gerações e uma história linda na música”. Assim, de forma simples, podemos resumir a belíssima trajetória da Família Nogueira através dos tempos. Mas, infelizmente, em tão poucas palavras, muito se perde, assim como tudo se vai conforme o tempo. E é justamente para que isso não ocorra novamente, principalmente numa história tão bonita, que surgiu a ideia de se registrar o trajeto percorrido que começou com dois órfãos, a Vó Virgínia e o Vô Martins, que no meio da vida sofrida, se uniram e através da arte, encantaram toda uma família, e agora, a todo o público que tiver o privilégio de acompanhar essa história contada pela própria família.
Suas filhas, todas cantoras também, iniciam a história contando as grandes dificuldades enfrentadas pela família no Paraná, onde já iniciavam a carreira musical, até a vinda para Americana em busca de uma nova realidade em Carioba.
Como era de praxe naquela época, nada era fácil. A perda de uma das irmãs foi um golpe muito duro para toda a família, mas que não se deixou abater e trouxe na música a volta a vida.
Lógico que com tantos talentos, oportunidades não faltaram e grandes histórias semearam a vida de todos, que passaram de geração a geração e se fundiram entre outras famílias que se agregaram a família Nogueira e acabaram praticamente contando a história da música de nossa cidade de Americana.
O diretor do documentário, Denis Carvalho, fala com emoção sobre o projeto: “Tive várias reuniões com alguns membros da família durante a produção, mas é indescritível a sensação que tive no dia que participei de um ensaio geral com toda a família. Aquele clima, aquela energia acolhedora e todo o amor que a família te recebe é uma aula de como o amor, a união familiar e a arte são imprescindíveis na construção de um ser humano com a mente e o espírito saudáveis e felizes. Foi uma experiência formidável e inesquecível!”
Mas, com certeza, além do brilho nos olhos de se relembrar histórias com aquela saudade gostosa, ainda mais para uma família de grandes músicos, nada poderia ser mais emocionante do que a volta aos palcos. E isso aconteceu!
Gerações que nunca haviam pisado no palco juntas, compartilham os microfones, acompanhados de músicos talentosíssimos e amigos da família, e cantam músicas que marcaram a história da família, como “Prece ao Vento”, “Cheiro de Relva” e “Cinderela”, que era entoada na voz da irmã que não está mais presente.
O lançamento do documentário musical será realizado numa sessão especial do Cineclube Estação no Espaço Fábrica das Artes no dia 26 de novembro às 20h e será somente para convidados. Uma outra data será divulgada em breve para uma nova sessão aberta a todo o público e com entrada gratuita.
O Espaço Fábrica das Artes fica na rua Dr. Cicero Jones, 146 – Vila Redher em Americana-SP. Contatos: (19) 3645.1990 e 9.8838.1990 ou [email protected].