A Secretaria de Cultura e Turismo promove neste sábado, 9/3 e domingo, 10/3, a Feira de Artesanato, Feirarte, na Tenda MultiArtes, no Centro de Cultura e Lazer, CCL. A Feira funciona das 14h às 20h. No domingo, das 15h às 17h, haverá Roda de Samba formada por professores do projeto “Fazendo Arte”.
As 23 artesãs da feira trabalham com diferentes técnicas como, patchwork, pintura em tecido, tapete em tear manual, bijuteria, entrelaçamento em jornal, reciclagem em vidro e plástico, trabalhos em couro, scrapbook, bonecas artesanais, bordados diversos, chinelos bordados, crochê e tricô, trabalhos em madeira e MDF e sabonetes artesanais. Haverá barraca de alimentação.
A Secretaria de Cultura e Turismo, procurando dinamizar o setor, está proporcionando mais edições do Feirarte em busca de mais espaços para a comercialização dos produtos artesanais. Isto se deve a qualidade dos produtos apresentados e a ótima recepção do público que frequenta a Feira em diversos lugares na cidade.
Na Roda de Samba participam os seguintes professores do “Fazendo Arte”: Helio Cunha, Monitor e Coordenador de Percussão; Héber Pequeno, Monitor de Percussão; Janaína de Cássia, Monitora de Canto Popular e Odivan Bezerra, Monitor de Violão Popular. O repertório é variado e atenderá pedidos do público.
A Roda de Samba surgiu a partir de um convite e de uma parceria entre as unidades de Turismo e de Cultura de Americana em meados de dezembro de 2012. A unidade de Turismo promove todo o mês, com calendário estabelecido para todo o ano, a Feirarte – feira de artesanato – com tendas de exposição de artesãos locais. A unidade de Cultura, desde o final de 2011, coordena o projeto “Fazendo Arte”, que oferece oficinas à população em quatro segmentos: música dança, teatro e artes visuais com 16 modalidades. Coordenadores, monitores, alunos e apreciadores do samba compõem a roda que é aberta para quem quiser participar.
Os objetivos do projeto são fomentar o valor a vida e a consciência do cidadão por meio da arte e suas diversas formas de expressões; despertar em cada cidadão a capacidade de se desenvolver artisticamente e em grupo, aumentando a sociabilidade, a disciplina e o respeito ao próximo e à cidade com o intuito de melhorar sua qualidade de vida; trabalhar as modalidades de forma interdisciplinar para que os alunos entendam as demais, estimulando o seu desenvolvimento com respeito.