Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 terminaram neste domingo (12) com um belo show de encerramento. Surpresas, muita música e emoção marcaram a festa.
O estádio se tornou uma grande bandeira do país que foi sede de uma olimpíada pela terceira vez na história. Entre as atrações destacam-se Spice Girls, Muse, The Kaiser Chiefs, Marisa Monte e Seu Jorge.
Saem o pop e o rock, e entra o samba
Logo após apresentação dos músicos remanescentes do Queen (que tocaram “We will rock you”), veio o momento mais esperado para os brasileiros: a transferência da bandeira olímpica. O prefeito de Londres, Boris Johnson, subiu ao palco central com a bandeira e a passou para o presidente do COI. Em seguida, Jacques Rogge a entregou para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A partir dali, os Jogos passaram, literalmente, para as mãos do povo do Brasil.
A entrega da bandeira foi a deixa para a festa brasileira no Estádio Olímpico. Durante oito minutos, a cultura do país foi representada através de seus clichês: o samba no pé, representado pelo gari passista Renato Sorriso, o sincretismo religioso, na figura da cantora Marisa Monte vestida de Iemanjá, a mistura de culturas, explicitada numa dança indígena e na música “Maracatu atômico”, cantada pelo rapper carioca BNegão. Depois da entrada do “malandro” Seu Jorge (que cantou “Nem vem que não tem”, uma das principais músicas do estilo que ficou conhecido como “pilantragem”), o palco se transformou numa réplica do calçadão de Copacabana, onde, ao som de “Aquele Abraço”, capoeiristas e passistas e a modelo Alessandra Ambrósio evoluíram abrindo alas para um dos maiores ícones do país: Pelé. Samba, ginga e futebol, esse foi o cartão de apresentação da cidade-sede das próximas Olimpíadas.
Confira as imagens do evento:
Fonte: rederecord.r7.com
Fonte: globoesporte.globo.com