O festival de cinema de Cannes terá um tempero americano este ano, com um ícone de Hollywood presidindo o júri e uma adaptação cinematográfica de um escritor dos EUA abrindo o festival.
“O Grande Gatsby”, obra cinematográfica baseada no romance do escritor F. Scott Fitzgerald, foi escolhida para abrir a badalada premiação em 2013.
Leonardo DiCaprio é o protagonista da história, vivendo o personagem de Gatsby. A direção do longa ficou a cargo do australiano Baz Luhrmann.
Luhrmann salientou a conexão do filme com a França, dizendo que numa declaração o autor F. Scott Fitzgerald escreveu “algumas das mais comoventes e bonitas passagens de ‘O Grande Gatsby’ numa vila da Riviera Francesa não muito distante de Cannes”.
O diretor Steven Spielberg presidirá o júri do festival, que acontecerá de 15 a 26 de maio no balneário francês.
Brasil em Cannes
Dois curtas metragens brasileiros, “O Florista” e “Algumas Mortes”, irão participar da “Court Métrage – Short Film Corner”, evento paralelo do festival de cinema de Cannes.
Os curtas ficam acessíveis digitalmente para todos os espectadores do festival. Os diretores também podem exibir seus filmes em cabines individuais.
Fonte: http://cinema.uol.com.br/