Nesta terça-feira (18), o prefeito de Americana, Omar Najar, o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, e o empresário e colaborador para a reforma do Teatro, Roberto Faé, anunciaram o fim das obras e a programação da reabertura do Teatro, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 26 e 30 de agosto.
Após quatro anos e meio fechado ao publico, o teatro recebeu, durante os cinco meses de reforma, novo telhado, forro, carpete, pintura, iluminação, manutenção e limpeza em todos os aparelhos de ar condicionado, reforma completa nos seis camarins e na entrada no Teatro, instalação do projeto atualizado de acessibilidade e equipamentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros.
“Fico muito feliz em anunciar a conclusão da reforma e a volta do Teatro para a população. Logo quando assumimos a administração da Prefeitura, no inicio deste ano, o Roberto Faé se disponibilizou em ajudar na reforma do Teatro Municipal. Sem custo algum aos cofres públicos, recebemos a doação de R$ 800 mil da Corttex e parceiros, e finalmente renovamos o Teatro, que é referência na região e pertence à população”, disse o prefeito, Omar.
A reabertura será na próxima quarta-feira (26), com apresentação da Orquestra Municipal de Americana e descerramento da placa. Nos dias seguintes, quinta e sexta-feira (27 e 28), mais de quarenta grupos da cidade de teatro, dança, canto e circo se apresentarão. No sábado (29), o Teatro recebe o espetáculo “Morte acidental de um anarquista”, com o ator Dan Stulbach. O encerramento da reabertura será com apresentação do espetáculo infantil “Patati Patatá”.
“Agradeço o apoio dos servidores da Secretaria de Cultura e Turismo e das pastas que contribuíram muito para terminarmos a reforma. Sem a doação da Corttex também não seria possível. Fizemos todos os serviços, manutenções e reparos que o Teatro merece. Fico contente em atingir o objetivo desta administração e as pessoas poderão usar novamente o Teatro”, falou o secretário, Fernando Giuliani.
“Em uma visita no início do ano, me assustei com a situação em que o espaço se encontrava. Com o apoio de parceiros, vimos que com a verba doada, seria possível executar todos os serviços que eram precisos e devolver um novo Teatro”, disse o empresário Roberto Faé.