Inaugurado essa semana, o Espaço da Leitura no Clube da Melhor Idade é a realização do projeto “Ler, Ouvir e Contas Histórias”. Além de disponibilizar um acervo permanente de livros aos idosos, o local terá mensalmente a contação de histórias e poesias através de intercâmbio com o projeto “Semeando Leitura, Colhendo Leitores”, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) do Jardim Alvorada.
A solenidade de inauguração do espaço contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, dos vereadores Celso Gomes dos Reis Aprigio, Avelino Xavier Alves e Lucilene Della Ponta Araújo, além da secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, e da diretora de Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalin.
Proponente do projeto, por meio de requerimento aprovado na Câmara, o vereador Celso Aprigio explicou a importância da iniciativa. “Fico feliz em contribuir com esse Espaço de Leitura. Na minha vida não tive muitas oportunidades de estudo, sou uma pessoa simples, mas sei da importância da leitura para as pessoas”, garante. O próprio parlamentar colaborou com mobiliário do espaço e doação de vários livros.
Ao saber da proposta do vereador, a primeira-dama abraçou a causa e providenciou para que o projeto se tornasse uma realidade, ocupando um espaço permanente no Clube da Melhor Idade. “É muito importante oferecermos cada vez mais opções de benefícios físicos e psicológicos à Melhor Idade”, destaca Andréa Souza. “E essa interação entre os jovens e os idosos é ótima”, acrescenta.
A presidente do Fundo Social ressalta que a leitura auxilia na memorização e ativa a mente, podendo ajudar os idosos inclusive na prevenção a problemas como o Mal de Alzheimer. “Manter a saúde mental é muito importante também”, completa Andréa Souza. Isso porque a área do cérebro responsável pela leitura está intimamente ligada à da memória, atenção, concentração, visão e linguagem falada.
A ideia é que os frequentadores do Clube possam levar livros para ler em casa e trazer outros, para compartilhar conhecimento e experiência de vida com outras pessoas. São aceitas doações da comunidade e também buscadas mais parcerias com empresas ou institutos. A inauguração do espaço ocorreu na véspera do Dia do Livro (29/10).
“Os livros são muito importantes e nunca deixarão de ser na vida das crianças, que hoje em dia estão bastante conectados nas novas tecnologias”, detalhou a secretária de Educação, Claudicir Picolo. A dirigente afirmou que em breve a Secretaria de Educação vai doar um volumoso acervo para o Espaço de Leitura do Clube da Melhor Idade.
Eliane Cruz, professora do 4º ano da EMEF ‘Professora Salime Abdo’, é responsável por executar o projeto “Semeando Leitura, Colhendo Leitores”. A docente explica que o incentivo da ação é fazer os jovens gostarem de livros. “Desenvolvemos técnicas como leitura, dramatização e criação de histórias”, detalha. “E trazer os alunos para trocar experiências com os idosos é algo formidável”, conclui.
Fonte: Diretoria de Comunicação de Nova Odessa