O Mapa Cultura Paulista, fase municipal de Americana, abre inscrição para as modalidades de dança, artes visuais, teatro, música e literatura, nessa segunda-feira (8/4), e termina no dia 17 de maio. A seletiva acontece de 3 a 28 de junho. O apoio é da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. Os artistas ou grupos podem retirar o edital do concurso na Secretaria de Cultura ou na Biblioteca Municipal.
Segundo o regulamento da modalidade dança, será organizada uma mostra seletiva, que será realizada em local a ser definido pela Secretaria de Cultura. Os participantes de artes plásticas, fotografia, desenho de humor e vídeo participarão de exposição na Casa de Cultura Hermann Müller no mês de junho. Para a seletiva da modalidade de teatro, será organizada uma mostra no Fábrica das Artes, em junho.
Para a modalidade música, haverá audição para a apresentação dos inscritos no Fábrica das Artes, em junho. Os trabalhos de literatura deverão ser apresentados em quatro cópias em folha formato A4.
A documentação exigida deverá ser apresentada em envelope e entregue na Secretaria de Cultura e Turismo ou na Biblioteca Municipal, no período de 8 de abril a 17 de maio de 2013, das 9 às 17 horas. As inscrições que não apresentarem toda a documentação exigida serão desclassificadas. Não serão aceitas inscrições após o término do prazo. Os artistas não selecionados poderão retirar o material inscrito no período de 02 a 31 de julho de 2013. Após este prazo, o mesmo será descartado. A Secretaria de Cultura apoiará os artistas selecionados para a fase regional.
Objetivos do Mapa
O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo.
Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas, os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.