O compositor e músico Jairzinho apresentará o espetáculo infantil “Grandes Pequeninos” no Espaço Americana no dia 28 de setembro, às 14h, com entrada franca. O show faz parte do projeto Circuito Cultural Paulista e tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. Na abertura monitores e alunos do projeto da Sectur, “Fazendo Arte”, farão uma intervenção. A entrada é franca.
O musical “Grandes Pequeninos” aborda o universo dos bebês e chegou a ser indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Infantil de 2009. Em 2010, ele foi adaptado para o teatro. O espetáculo contou com manipulação de bonecos, teatro de sombras, números circenses, muitas cores e um cenário divertido para encantar a criançada.
Com temas que abordam a relação das crianças com os diversos ambientes de seu cotidiano, Jair busca despertar, por meio da música, a reflexão de pais e filhos, para situações importantes do dia-a-dia, com muita leveza e diversão. O show tem a duração de 75 minutos, e classificação indicativa ‘Livre’.
O show apresenta o universo dos primeiros momentos do bebê e de sua convivência com pais e familiares. O momento do banho, da amamentação, da hora de brincar, de ficar com os avós, de dormir e passear são temas de 12 músicas compostas por Jairzinho. O cantor recebe acompanhamento de Dudinha Lima (baixo), Jota Erre (percussão e bateria) e Louise Wooley (piano). O texto da peça foi de Fábio Torres e a direção de Isser Korik.
“Grandes Pequeninos”, segundo Jairzinho, busca despertar, por meio da música, a reflexão de pais e filhos, para situações importantes do dia a dia. Com temas que abordam a relação das crianças com os diversos ambientes de seu cotidiano, Jair de Oliveira apresenta canções como Normal é ser diferente, Grandes Pequeninos, Tá na Mesa, Irmãos, Caiu Levanta.
Filho de Jair Rodrigues e irmão de Luciana Mello, Jairzinho tem mais de 30 anos de carreira com a música na alma. Nesta apresentação, Jair de Oliveira inova mais uma vez em sua carreira e traz para o público um show com repertório dedicado às crianças e à magia do mundo infantil.
Projeto
O Circuito Cultural Paulista é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Americana. O objetivo é proporcionar à população uma agenda cultural diversificada e de alta qualidade artística, com apresentações de espetáculos teatrais, de música, dança e circo. Todas as apresentações são de graça e acontecem mensalmente até novembro. No ano passado, 80 municípios receberam mais de 700 espetáculos durante o ano.
Carreira
Jair Oliveira iniciou sua carreira musical aos seis anos de idade, no grupo infantil Balão Mágico. Hoje, é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical. Formado em Produção Musical e “Music Business” pelo Berklee College of Music, em Boston, Estados Unidos, o músico foi responsável pela produção de diversos artistas, como Luciana Mello, Jair Rodrigues, MPB-4 e Tom Zé. Como compositor, teve canções gravadas por nomes como Pedro Mariano, Ed Motta, Ney Matogrosso, Wilson Simoninha, entre outros. Filho de Jair Rodrigues, ele cresceu respirando música. Aos seis anos de idade, em 1981, gravara sua primeira música. Um ano depois, começou a participar da Turma do Balão Mágico, o que rendeu quatro CDs, um só com Simony. Aos 17 anos, Jair Oliveira até tentou cursar Jornalismo na ECA-USP, mas decidiu seguir a mesma carreira do pai. Optou por estudar música na conceitua faculdade Berklee College of Music, situada em Boston, nos Estados Unidos. Após se formar no curso duplo Produção Musical e Music Business, voltou ao Brasil e montou sua própria produtora, a S de Samba. Então lançou mais cinco discos e produziu outros 14.