O Museu de Arte Contemporânea de Americana, MAC, abre nesta quarta-feira (04/07), às 20 horas, uma exposição com os trabalhos realizados nas oficinas do primeiro semestre de 2012. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana.
Através de uma parceria com as Oficinas Culturais do Estado, projeto da Secretaria de Estado da Cultura, o MAC realiza regularmente oficinas da área de artes visuais e agora mostra o resultado deste trabalho, de forma a proporcionar aos artistas participantes a oportunidade de apresentar o que foi desenvolvido neste período.
Nesta exposição estarão sendo apresentados os trabalhos das oficinas de “Fotografia – Composição de Retratos” e “Time Lapse – Americana em Movimento”. A oficina de fotografia aconteceu sob a coordenação de Paulo Baliello, e teve como participantes Amanda Araújo, Ângela Favarelli, Estela Deltregia, Gabreila Pantarotto, Iavânia Marques, Juliana Silveira, Karoline Cruz, Marília Pierre, Marydalva Meneguel, Maurílio Moreno, Monize Bini, Paulo Cerqueira, Rosana Droguetti, Vitor Pavan, Maria Vitória e Yuri Bortolucci.
A de Time Lapse teve coordenação de Thiago Ming e como participantes Bruno Jepes Castelo Branco, Fernanda Capuvilla, Gerdean Fernandes da Costa, Ivânia Marques, Luiz Forini Junior, Marilza Leal, Sara Evans, Stephani Crociari e Tamiris Pacanhela.
Os trabalhos estarão sendo apresentados na Sala de Vídeo do MAC. No Salão de Exposições, continua a exposição “Avesso”, também resultado de uma oficina realizada no ano de 2011, com trabalhos em monotipia.
As exposições podem ser visitadas até o dia 27 de julho. O MAC Americana funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas e fica no CCL (Avenida Brasil, 1296, Jardim São Paulo).
As oficinas
Time Lapse – Americana em movimento
A Oficina abordou os processos de criação e produção de uma obra cinematográfica documental de curta metragem a partir de seqüências de imagens fotográficas de paisagens de Americana (técnica time lapse). Thiago Ming é formado em Comunicação Social pela PUC Campinas e especializando em artes visuais pela UNICAMP. Teve passagem por agências de publicidade e produtoras trabalhando com roteiro, edição, fotografia, design, animação gráfica e elaboração de projetos. Idealizador e realizador do projeto INCURTA (Oficinas Audiovisuais práticas no interior do Estado). Atualmente produz e dirige projetos para cinema, TV e Internet pela produtora Nada Audiovisual.
Fotografia – Composição de Retratos
Abordou os princípios básicos e técnicas da fotografia digital, com o objetivo de despertar a sensibilidade e criatividade na composição de retratos. Paulo Baliéllo é formado em fotografia profissional pela Escola Techimage e participou de vários cursos de fotografia. Foi diretor executivo de projetos de responsabilidade e inclusão social atuando em projetos de fotografia, na Neotrópica – Instituto de Educação e Ciências Aplicadas. Atua profissionalmente em diversos segmentos fotográficos.
Avesso
A exposição conta com trabalhos de 13 artistas e tem como convidado especial o artista João Bosco, coordenador da oficina. Artista plástico e ilustrador, João Bosco apresenta uma série de monotipias realizadas para ilustrar a coluna Tendências / Debates, do jornal Folha de São Paulo. Acompanham as monotipias, suas publicações no jornal e respectivas matérias, de forma a nos apresentar de forma completa seu trabalho de ilustrador. Também participam da exposição Carla Coelho, Eni Ilis, Graziela Benatti, Guilherme Affonso, Ivania Marques, Júlia Straditto, Leandro L. Oliveira, Luís Marques Martinelli, Maria Vitória, Natália Calamari, Nídia Rando e Rodrigo Mafra, que, a partir da técnica da monotipia, desenvolveram trabalhos que muitas vezes vão além desta, ora através de sobreposições e colagens, ora transformando-os em objetos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana