O MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana abre nesta quinta-feira (14) a exposição “Ruínas”, às 19h. O projeto foi desenvolvido com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A atração poderá ser visitada até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
A obra mergulha no emblema das ruínas urbanas localizadas na cidade de Americana. Produzido por Áurea Mendes, com roteiro de Allan Lourenço, imagens de Vitória Trigo, edição de Gustavo Filipe e arte visual por Wesler Machado Alma, “Ruínas” cria uma poética visual em torno desses vestígios, destacando sua relação valiosa com o tempo e a morte. Segundo os autores, as ruínas lembram a transitoriedade das coisas, confrontando-nos com a realidade de que tudo tem um fim.
A videoinstalação busca problematizar o espaço urbano, suas ocupações e vazios, além da preservação do patrimônio arquitetônico. Através das diferentes narrativas que as ruínas carregam, revelam-se valores sociais, culturais e compromissos que ressoam na sociedade contemporânea. Também estará em exibição uma exposição com 15 fotografias dos lugares registrados na videoinstalação.