A quinta-feira foi marcada pela reabertura da segunda semana de montarias em touros e cavalos no rodeio PBR (Professional Bull Riders) da 26ª edição da Festa do Peão Boiadeiro de Americana. Também na noite de ontem, a organização do CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana) confirmou a realização da 27ª edição do evento e já adiantou as datas da festa: de 12 a 23 de junho de 2013.
Por volta das 20h, ocorreu a abertura oficial da segunda semana de provas, com a bênção dos atletas e uma homenagem a nomes do CCA que morreram no último ano. Em seguida, os primeiros peões participaram das eliminatórias do rodeio cutiano (cavalos), além de uma nova etapa da prova dos três tambores e a principal modalidade do evento, a montaria em touros do PBR. Na primeira semana de competições, Edevaldo Ferreira venceu a etapa do Brahma Super Bull PBR.
Ao todo, a noite contou com a participação de 40 competidores e o início da disputa do Iron Cowboy. Nesta modalidade, os peões se dividem em duplas e disputam as melhores notas. No domingo, último dia da Festa do Peão de Boiadeiro, a dupla vencedora disputa entre si um prêmio no valor de R$ 100 mil. Já o competidor que ficar na primeira colocação dos três dias fatura R$ 60 mil.
Além disso, amanhã acontece o Desafio do Bem, com o ex-competidor Adriano Brosco, que montará no touro Marrakesh. O desafio acontece em diversas etapas do Brahma Super Bull, em várias cidades, e visa arrecadar fundos para entidades sociais.