A atriz holandesa Sylvia Kristel, famosa em todo o mundo como a protagonista do filme erótico “Emmanuelle”, de 1974, faleceu durante a noite vítima de câncer, informou a agência que administrava sua carreira.
“Ela morreu durante a noite, durante o sono”, disse à AFP Marieke Verharen, da agência Features Creative Management, que representava a atriz, de 60 anos. Ela sofreu durante meses com um câncer de esôfago.
Kristel, que será enterrada em cerimônia fechada, foi casada com o escritor Hugo Claus, com quem teve seu filho Arthur, e nos últimos anos foi “muito feliz” com Peter Brul, segundo seu site pessoal.
Trajetória
Sylvia Kristel iniciou sua carreira como modelo juvenil, e em 1972 foi escolhida Miss TV Europe, o que a tornou conhecida nos bastidores do cinema.
A atriz ganhou fama internacional por seu papel em “Emmanuelle”, filme de grande êxito internacional dirigido por Just Jaeckin, e apareceu também em várias de suas sequências. Além do clássico, atuou em cerca de 50 filmes internacionais, muitos de conteúdo erótico.
Entre os papéis de destaque, estão o de “Lady Chatterley” na adaptação para o cinema do famoso romance de D. H. Lawrence, e o de Mata Hari, no filme homônimo sobre a vida da espiã.
Na segunda metade dos anos 1970 a atriz teve problemas de dependência de drogas e álcool. Em 2003, descobriu um câncer de garganta de que chegou a se recuperar, e em seguida ainda participou de algumas produções.
Em 2006, ela ganhou um prêmio especial do júri no Festival de Tribeca pela animação “Topor and Me”, dirigida por ela e que conta a história do cenário cultural parisiense dos anos 1970, quando ela começou a filmar “Emmanuelle”.
Nos últimos anos a atriz morou em Amsterdã, onde expunha ocasionalmente suas pinturas.
Fonte: cinema.uol.com.br