O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse nesta quarta-feira que o ex-mandatário Nelson Mandela, 94, responde melhor ao tratamento contra uma infecção pulmonar. É a primeira evolução no estado de saúde do líder negro desde que foi internado, no último sábado.
Em discurso ao Parlamento, Zuma afirmou que o ex-presidente está “respondendo melhor ao tratamento”, depois do que chamou de “dias difíceis”. Mais cedo, a Presidência havia informado que o estado de saúde de Mandela era sério e grave, mas estável.
O líder negro foi internado no sábado (8) com uma infecção pulmonar recorrente. Esta é a quarta vez desde dezembro que o Nobel da Paz é hospitalizado, e há uma sensação crescente entre os 53 milhões de sul-africanos de que um dia terão de dizer adeus ao líder.
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de seu tempo na prisão em Robben Island, perto da Cidade do Cabo. Em dezembro, passou quase três semanas no hospital com uma infecção pulmonar, após uma cirurgia para remover cálculos biliares.
Ele deixou o cargo de presidente em 1999, após um único mandato, e se afastou da vida política há uma década. Sua última aparição em público foi na final da Copa do Mundo de futebol em Johannesburgo, em 2010.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/