A Clínica de Fonoaudiologia da Secretaria de Saúde de Americana, em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, vai orientar sobre os cuidados com a saúde vocal. Uma palestra com as fonoaudiólogas Vanessa Quaino e Daniela de Oliveira Manoel será realizada neste dia, às 13 e às 14h30, na sede da clínica. O evento é aberto ao público.
Segundo a coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia, Sandra Possobon, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da voz para a saúde. “Queremos também alertar sobre os sinais e sintomas de alterações vocais que possam afetar a qualidade de vida das pessoas. O mau uso ou abuso vocal podem causar problemas de saúde, sendo a rouquidão um dos principais sintomas”, disse.
Sandra comentou que alguns cuidados simples com a voz podem garantir a sua integridade e a qualidade de vida. “Ingerir água com frequência durante o dia, evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, mastigar bem os alimentos, evitar conversar em lugares muito barulhentos são alguns deles”, apontou.
Qualquer pessoa com problema vocal pode ser atendida na Clínica de Fonoaudiologia. Basta ter um encaminhamento médico, odontológico, escolar ou de outros profissionais de saúde. Em 2011, quase 7 mil pacientes da rede pública e privada, que possuem problemas de linguagem, gagueira, disfonia, distúrbio de leitura, escrita e fala e fissura labial foram atendidos na unidade.
“Com o encaminhamento em mãos, o paciente procura a unidade e agenda a avaliação com um dos oito fonoaudiólogos que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos”, explicou a coordenadora.
A Clínica de Fonoaudiologia funciona na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 88. Abre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. O horário de agendamento das avaliações é das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana