A Coordenadoria do Meio Ambiente da Prefeitura recebeu, no dia 2 de abril, a pontuação de Nova Odessa no Programa “Município Verde”, do Governo do Estado. Neste ano, a cidade subiu 111 lugares no ranking com relação a 2010, saltando do 433º lugar com 41,30 pontos para o 322º lugar com 59,19 pontos, entre os 645 municípios paulistas participantes.
Segundo a coordenadora do Meio Ambiente, Daniela Favaro, “aumentar mais de 100 posições é muito positivo para a cidade e Nova Odessa pode ficar contente com o resultado, pois diversos municípios, até mesmo com mais recursos, apresentaram notas bem inferiores”.
“O programa existe há 3 anos e as pontuações são cada vez mais difíceis de serem alcançadas, pois demanda novas ações que envolvem os setores ambientais, mas também outros setores, como a elaboração de leis ambientais, por exemplo”, completou Daniela, ressaltando que são inúmeras as ações ambientais realizadas pelo município, porém são ações que passam muitas vezes despercebidas pela população.
Estão entre as ações destacadas: a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto); o reuso da águas e controle do desperdício, ação realizada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento); o desassoreamento do Ribeirão Quilombo; a criação dos EcoPontos na tentativa de minimizar os impactos ambientais espalhados por toda a cidade; a implantação dos Bosques do Futuro; as obras de macrodrenagem, que auxiliam no combate aos processos erosivos; o aumento na coleta de recicláveis na cidade, feita inclusive pela Cooper Sonhos, entre outras diversas ações.
Nesta edição, dos municípios da região apenas Americana e Indaiatuba se classificaram entre os 158 classificados, entre todos os 645 municípios do Estado de São Paulo que aderiram ao Projeto a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam questões prioritárias a serem desenvolvidas.
As dez diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.
Nova Odessa entregou no início do ano, toda a documentação necessária para participar do programa “Município Verde Azul”, que pontua dez diretivas às cidades que desejam receber um selo de certificação. Para isso, é necessário atingir porcentagem mínima de 80% nas questões, sendo que são distribuídas notas para as diretivas estabelecidas pela Secretaria.
A expectativa para os próximos anos é que o município suba ainda mais posições, por conta do funcionamento da ETE, o que representará 10 pontos na soma. “Os municípios que têm Estação de Tratamento de Esgoto funcionando acabam tendo melhor pontuação. Como ainda estamos na fase de construção da nossa ETE Quilombo, não recebemos estes pontos ainda. Por isso, podemos considerar que fomos muito bem classificados”, lembrou Daniela.
Fonte: Assessoria de Imprensa do município de Nova Odessa