Falta pouco mais de uma semana para o Saguão do Paço Municipal “Prefeito Manoel Samartin” receber o Circuito Cultural Paulista 2012 com a peça teatral “Festa de Separação: Um Documentário Cênico” da Cia. Impar de Teatro. A apresentação será gratuita e vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, às 19h30.
A proposta faz parte do calendário de atrações do Circuito Cultural Paulista 2012, do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura. A classificação etária é de 14 anos. A Cia Impar de Teatro ainda se apresentará através do Circuito Cultural Paulista, nas cidades Taquarituba, Guariba, Pirassununga, Guaíra e Agudos.
“Está é a primeira vez que vamos à Nova Odessa, uma cidade de interior que não fazia parte do nosso circuito e estamos com grande expectativa. Neste segundo semestre do ano, vamos participar do Circuito em seis cidades, logo após no primeiro semestre participarmos do Circuito Viagem Teatral do SESI (Serviço Social da Indústria) em 17 cidades do interior”, contou a atriz Janaina Leite, fazendo o convite para que a população possa comparecer e prestigiar.
De acordo com a atriz, eles decidiram fazer arte a partir da vida, e, então convidaram o documentarista Evaldo Mocarzel para filmar e acompanhar o processo de separação. Organizaram um “chá de divórcio” e foram presenteados com garrafas de cachaça, chocolates e CDs de Waldick Soriano e foi então que o documentarista começou a produzir imagens a serem projetadas na peça.
A primeira apresentação da Companhia será em Nova Odessa, no próximo dia 10 de agosto, às 19h30, na Prefeitura Municipal, que fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro de Nova Odessa. A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos.
“Retomando as atividades do Circuito Cultural Paulista neste segundo semestre do ano. Em agosto, Nova Odessa já vai receber um espetáculo voltado para o público adulto que promete ser muito interessante e atual”, disse a coordenadora de Cultura e Turismo, Suely Welsch Liepkaln, convidando a população para prestigiar a apresentação.
“Festa de Separação: Um Documentário Cênico”
A obra foi concebida pela atriz Janaina Leite e pelo músico e filósofo Felipe Teixeira Pinto (o Fepa) que retratam a temática do amor contemporânea e das práticas amorosas do século XXI.
A peça terá duração de aproximadamente 75 minutos e contará a história do casal – Janaina e Felipe -, que após a ruptura, convidam parentes e amigos para celebrar mais este momento de passagem. A documentação audiovisual desse acontecimento se desdobra numa experiência cênica que transita entre o pessoal e o impessoal, a ficção e a realidade, o teatro e o documentário.
A peça conta a história do casal que – na vida real -, juntos por três anos, combinaram um encontro na Inglaterra para seguirem numa viagem romântica para Portugal, Áustria e República Tcheca, no entanto, pouco antes de se encontrarem o casal decidiu terminar o romance. Contudo, Fepa embarcou mesmo assim e, a partir daí, o casal iniciou então, uma viagem que resultou numa “lua de mel de separação” e, consequentemente, começaram a discutir os fatores que levam ao fim de um relacionamento.
O Circuito
A proposta do Circuito Cultural Paulista é consolidar a política de difusão de espetáculos no interior do Estado de São Paulo, com programação de teatro, dança, música e circo, além de exibição de filmes e oficinas com os grupos.
No ano anterior, a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, levou para cerca de 70 cidades, aproximadamente 700 atrações gratuitas durante um período de oito meses de programa.
O evento é uma coprodução da Organização Social de Cultura APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), e realização do Governo do Estado e parceria com o ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e a Prefeitura de Nova Odessa.