Nos dias 14, 16 e 27 de março, serão exibidos gratuitamente no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, o curta-metragem Ilha das Flores e o longa-metragem Houve Uma Vez Dois Verões.
CURTA
Dirigido por Jorge Furtado, o curta-metragem Ilha das Flores, de 1989, tem 12 minutos de duração e conta a história de um tomate que é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas que apodrece e acaba no lixo.
Só que a história não termina por aí, pois o curta segue-o até o verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. Ilha das Flores busca exibir de forma clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos. No elenco Paulo José e Ciça Reckziegel. Classificação livre.
A exibição das obras nacionais faz parte do programa Ponto MIS, do Museu da Imagem e do Som que é realizado a partir de parceria entre o MIS, a Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura de Nova Odessa. O programa está presente em 36 cidades do interior, litoral e capital paulista.
“É uma grande oportunidade para que o público prestigie um pouco da sétima arte brasileira. Temos nessa edição do Ponto MIS, duas grandes obras nacionais para serem exibidas gratuitamente à população. Queremos que as pessoas participem e tragam os filhos, sobrinhos, netos e, todos que possam passar um tempo junto se divertindo e vendo um bom filme”, disse a diretora de Cultura e Turismo de Nova Odessa, Regina Pocay.
LONGA
Além do curta, também será exibido o longa-metragem Houve Uma Vez Dois Verões, de 2002 e com classificação de 14 anos. Também dirigido por Jorge Furtado, o longa-metragem conta ao longo dos 75 minutos de duração, a história de Chico, um adolescente em férias na “maior praia do mundo”, onde encontra Roza num fliperama e se apaixona.
Após o primeiro encontro, Roza some e, ao lado do amigo Juca, Chico a procura pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre “aquela noite”, mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes de sua vida. No elenco Ana Maria Mainieri, André Arteche, Pedro Furtado e Julia Barth.
O objetivo do programa, além de levar filmes de graça para a população, é a formação de público e a criação de espaços alternativos para exibição de obras nacionais. Em Nova Odessa, o Ponto MIS será no auditório do Paço Municipal que fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.
Confira as datas e horários das exibições:
· 14/03 – 18h30 no Auditório da Prefeitura de Nova Odessa
· 16/03 – 18h30 no Auditório da Prefeitura de Nova Odessa
· 27/03 – 15h00 no Auditório da Prefeitura de Nova Odessa