Após a quinta votação do conclave na Capela Sistina, os cardeais chegaram a um acordo e a Igreja Católica escolheu um novo papa, o primeiro latino-americano da história.
Às 15h06 (horário de Brasília), desta quarta-feira (13) uma fumaça branca saiu da chaminé e os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo papa recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais.
Às 16h13 (horário de Brasília), o cardeal protodiácono Jean Louis Tauran anunciou que Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, arcebispo de Buenos Aires, é o novo papa – ele será chamado de Francisco I.
Antes e após o anúncio, milhares de fiéis que estavam na Praça São Pedro gritaram com fervorosidade: ‘Viva o papa’.
A decisão surpreendeu, pois o argentino não aparecia entre os favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
Durante pronunciamento, o novo papa disse: “Agora, vamos iniciar esse caminho juntos, esse caminho da Igreja de Roma. Um caminho de fratenidade, de amor e confiança mútua entre nós”.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de fevereiro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Se formou em engenharia química e em 1969 foi ordenado sacerdote.
Bergoglio deve celebrar nesta quinta-feira (14) a primeira missa como papa eleito.
Fonte: http://diariosp.com.br/