Para estimular a leitura e tornar a espera pelo atendimento mais humanizada, a Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Saúde, iniciou a implantação do projeto Leitura para Todos, do Rotary Club Americana Integração.
Nesta quarta-feira, o diretor de Protocolo, Vanderlei Orsi, e o secretário do Rotary, Dr. Renan Farah, entregaram ao secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, e ao superintendente da Fundação de Saúde do Município de Americana, Eduardo José Pereira, exemplares de livros e revistas que ficarão disponíveis para leitura dos pacientes e seus acompanhantes nas recepções das unidades de saúde 24 horas.
O pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi foi o primeiro a receber o projeto Leitura para Todos, uma parceria entre a Prefeitura de Americana e o Rotary Club.
“Queremos contribuir incentivando a leitura e atenuando a espera pelo atendimento. A leitura acalma e auxilia também para evitar a contaminação psicológica do individuo”, disse Vanderlei Orsi.
Luiz Antonio Crivelari, presidente do Rotary Club Americana Integração, comentou que o Leitura para Todos é o início das ações do Rotary para a erradicação do analfabetismo mundial. “O Rotary está finalizando o projeto de combate à poliomielite no mundo e em seguida vai fortalecer as ações para a erradicação do analfabetismo. O Leitura para Todos é um dos exemplos das ações que vamos promover para alcançar o nosso objetivo”, ressaltou.
Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, apoia o projeto que pode atingir mais de mil pessoas por dia nas unidades 24 horas. “Sabemos das dificuldades que a população tem no momento do enfrentamento de doenças e o gestor deve sempre ter o olhar para o acolhimento e para a redução das tensões”, frisou. Ele acrescentou que o Leitura para Todos promove uma ambiência acolhedora e humanizada.
O superintendente da Fusame comentou que a implantação do projeto faz parte da humanização hospitalar. “Ele é fundamental porque vai proporcionar conforto emocional melhorando também a relação entre o paciente e os profissionais da saúde”, disse.
Além do Hospital Municipal, o Leitura para Todos será implantado no Hospital Infantil André Luiz, nas unidades da Rede Nossos PAIs (Programa de Atendimento Imediato), Núcleo de Especialidades e Farmácia Central.
Todo o acervo é do Rotary Club que, quinzenalmente, vai passar pelos locais para fazer a reposição. As obras literárias são provenientes de doações. Quem quiser contribuir com o Leitura para Todos pode procurar a sede do Rotary Club na Rua Fernando de Camargo, 895 (Edifício Rotary).
Mobilização
A Secretaria de Saúde vai fazer uma mobilização com os servidores da saúde para que contribuam com o Leitura para Todos. “Vamos incentivar a doação de livros para o acervo do projeto que vai colaborar com a melhora da qualidade de vida da população que procura as nossas unidades de saúde”, disse Bordon. Quem quiser participar, basta entregar os livros e revistas na Secretaria de Saúde que posteriormente enviará as doações ao Rotary Club.
Fonte: