Com seis mil metros de área construída, mais de dois mil metros de área comercial, sala de acompanhamento operacional, quatro plataformas e bicicletário, o novo terminal de ônibus de Americana foi anunciado sexta (25) pelo prefeito Diego De Nadai e por Joaquim Lopes, presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O espaço, com investimento de R$ 10 milhões, será construído onde está localizado atualmente o Terminal Urbano, na Avenida Dr. Antônio Lobo.
As obras começam em junho e devem ser concluídas em 12 meses. “É uma obra muito importante não só para Americana, mas para várias cidades, já que se trata de um espaço utilizado por inúmeros usuários do transporte metropolitano. Irá melhorar o sistema viário da cidade e a qualidade de vida das pessoas. Iremos também remodelar a Avenida Dr. Antônio Lobo. Esta via antiga da cidade será reurbanizada com nova iluminação e jardinagem”, disse o prefeito.
De acordo com Lopes, a ligação no transporte público entre Santa Bárbara d’Oeste e Americana é a segunda maior representativa na região noroeste da RMC, com 39 linhas, 1.032 viagens/dia e 541.481 passageiros/mês. “O novo terminal tem design arrojado e nossa prioridade inclui aumentar a confiabilidade dos usuários com o sistema, nível de conforto e facilitar a integração das redes metropolitanas e municipais”, afirmou o presidente da EMTU.
O terminal em Americana faz parte do pacote de obras da EMTU no Corredor Noroeste RMC (Região Metropolitana de Campinas). Serão feitos também o Terminal de Santa Bárbara D’Oeste, a reforma do Terminal de Nova Odessa e quatro estações de transferência (São Paulo e Ribeirão dos Toledos, em Santa Bárbara D´Oeste; Estação de Transferência Amizade, no limite entre Americana e Santa Bárbara D´Oeste; e Estação de Transferência Nova Odessa). O investimento total é de R$ 110 milhões.
Americana faz atualmente 19.976 viagens/mês e 908 viagens/dia entre as cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré. O traçado entre Santa Bárbara e Americana tem 10,7 km, e entre Americana e Nova Odessa, 7,3 km.
Acompanharam o anúncio das obras o deputado estadual Chico Sardelli, o secretário de Controle, Gestão, Parceria e Convênios, Jesuel de Freitas, o gerente da EMTU, João Jorge, e o assessor da EMTU, Luiz Renato.