Para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de manter os rins saudáveis, uma ação envolvendo a Secretaria de Saúde de Americana, Centro de Terapias Renal e a Associação dos Renais Crônicos de Americana (ARCA) lembrará o Dia Mundial do Rim nesta quarta e quinta-feira na Praça Francisco Matarazzo, Basílio Rangel e Jardim Botânico. As ações acontecem das 8 às 17 horas estarão focadas na prevenção e conscientização. O Dia Mundial do Rim é celebrado na segunda quinta-feira do mês de março.
Testes de diabetes, aferição de pressão arterial e distribuição de folders informativos serão realizados pelos enfermeiros da Secretaria de Saúde e de demais planos de saúde da cidade. O objetivo é trabalhar a prevenção de possíveis pacientes com doenças crônicas não transmissíveis para que não cheguem a ter complicações e precisem de hemodiálise. Segundo a ARCA, 220 pacientes de Americana fazem hemodiálise e são acompanhados pela associação.
A mobilização e prestação de serviço acontecem nos dias 7 e 8 de março, das 8 às 17 horas. No dia 7, na Praça Francisco Matarazzo e no dia 8, na Praça Francisco Matarazzo, Praça Basílio Rangel e Jardim Botânico.
Programa de Atenção ao Hipertenso e Diabético
Em Americana, existe o PAHD (Programa de Atenção ao Hipertenso e Diabético) que tem o objetivo mapear, além de realizar ações de prevenção e promoção à saúde, tendo como base a educação em saúde e o aprimoramento do atendimento aos já portadores das doenças não transmissíveis.
No Programa são atendidos os pacientes portadores de hipertensão arterial, diabetes, com níveis de colesterol e triglicérides elevados, obesidade, tabagismo, sedentarismo e hábitos alimentares prejudiciais que envolvam fatores de risco.
Os pacientes portadores das doenças citadas são atendidos e acompanhados pelos médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e nas unidades de saúde da família de Americana que também fornecem os medicamentos necessários.
A Secretaria de Saúde é responsável ainda por fazer o cadastro dos pacientes no PAHD, realizar ações educativas junto à população incluindo a rede de ensino e centros comunitários, capacitar os profissionais de saúde que atuam com esses pacientes, promover grupos nas unidades de saúde que reúnam diabéticos, hipertensos e tabagistas (Vida Livre do Tabaco). Além de tudo isso, a Secretaria de Saúde ainda oferece no Jardim Botânico o projeto Verão e Exercício com avaliação nutricional, psicológica e orientações de educadores físicos para a melhora dos indicadores e da qualidade de vida dos pacientes diabéticos e hipertensos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana