O mito de Medéia é o eixo central do espetáculo, Curra – Temperos sobre Medéia, que o grupo Contadores de Mentiras, de Suzano – SP, apresenta em Americana, no Fábrica das Artes. O espetáculo terá apresentação única no dia 14 de setembro, 21 horas, com entrada franca. A retirada dos ingressos deve ser feita antecipadamente na loja Feitiço Café do Welcome Center, a partir do dia 1º de setembro.
Desdobrado em estruturas de dança, canto, rituais, comidas e emoções sensoriais, a peça é uma representação fruto de pesquisas da cultura oriental e africana, cuja fonte é o corpo e suas energias. Durante um banquete o público é convidado a experimentações gustativas através do paladar e do olfato. Além disso, experiências de corpo em transe e o conceito de jogo sobrepondo a cena são as bases deste espetáculo.
Segundo Cleiton Pereira, diretor do espetáculo, a encenação é a predominância do jogo essencial, onde os atores não possuem cenas definidas, mas jogos e regras estabelecidas em um itinerário de energias. “O ponto de ligação entre a cultura grega e seus rituais e o aspecto tratado no espetáculo está justamente na celebração ritual. Um banquete é preparado durante toda a encenação e servido à platéia regado a vinho e cachaça. Este embebedar e a gula antropofágica ritualizam a encenação”, comenta o diretor revelando ainda que a peça restabelece o mito clássico, transformando a tragédia em um ritual de celebração.
Fonte: fabricadasartes.art.br