A partir de sexta-feira (5/4), as pessoas que se dirigirem ao Observatório Municipal de Americana, OMA, das 19h às 22h, poderão observar através de potentes telescópios o mais belo planeta do Sistema Solar: Saturno, o planeta dos anéis.
Saturno é o sexto planeta por ordem de distância do Sol, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, depois de Júpiter, e um dos planetas gasosos do sistema. É, também, o de menor densidade. Numa ideia absurda, se o colocássemos numa banheira gigantesca, ele boiaria. O aspecto mais característico de Saturno é o brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra.
Seu nome provém do deus romano Saturno, outro nome de Cronos, antigo titã da mitologia grega. Visível facilmente a olho nu a partir das 21h. A visão de seus anéis é algo que realmente impressiona e emociona. Saturno é conhecido desde tempos pré-históricos. Galileu foi o primeiro a observá-lo com um telescópio em 1610.
Através das observações de suas nuvens deduziu-se que seu período de rotação é de 10h 14min 13s, mas observando-se seu campo magnético, conclui-se que seja 10h 39min 26s. Essa rotação rápida faz de Saturno o planeta mais achatado do sistema solar. Cada revolução ao redor do Sol leva 29 anos terrestres.
Além de Saturno, o planeta Júpiter também estará sendo mostrado até o final do mês, mas em horários diferentes. Enquanto Saturno começa a subir no horizonte Leste por volta das 21h, Júpiter está se despedindo de nós. Observado desde o início do ano, ele ainda deverá ser mostrado por alguns dias, porém muito próximo ao horizonte Oeste, o que dificulta sua visualização.
No dia 19 de abril é a vez da Lua Crescente ser focada pelos telescópios, caso ocorram boas condições atmosféricas. Crateras, montanhas, vales e planícies lunares poderão ser observados.
As apresentações no Planetário COSMOS devem também ser retomadas em breve e, junto com sessões de vídeos, exposições fotográficas, folhetos informativos e bate-papo, ajudam a compor uma ampla e completa programação.
As atividades no OMA se iniciam às 19h, porém apenas a partir das 21h é que Saturno deverá ser apresentado aos visitantes, quando então os astrônomos discorrerão sobre suas principais características, histórias e mitos.
O OMA fica localizado no Parque Ecológico “Cid Almeida Franco”, com entrada privativa pela Rua Itacolomi, nº 1113, Jardim Ipiranga, ou através do Jardim Botânico.
A entrada é franca.
IMPORTANTE:
1- O OMA não abre suas portas em dias nublados e/ou chuvosos.
2- O acesso à cúpula e ao piso superior do Observatório é proibido a crianças menores de 5 anos de idade.